LEI ISLÂMICA AUTORIZA MARIDO BATER EM MULHER


Nos Emirados, marido pode bater em mulher, mas sem deixar hematomas
terça-feira, outubro 19, 2010
Lei islâmica autoriza que homem
"discipline" sua mulher e filha


A Suprema Corte dos Emirados Árabes Unidos decidiu na segunda-feira (18) que o marido tem o direito de “disciplinar” a sua mulher e filhos, desde que não os deixe com hematomas.

A manifestação da Corte – com base na lei islâmica, a sharia -- ocorreu a propósito do julgamento de um homem que agrediu a sua mulher, ferindo-a nos lábios dentes, e sua filha, deixando com marcas de arranhões na mão e joelho.

O homem, que mora em Sharjah, já tinha sido condenado pela justiça de primeira instância a pagar uma multa de US$ 136 (cerca de R$ 226), mas ele não se conformou e apelou à Suprema Corte.

Se tivesse agredido a mulher e a filha sem deixar marcas, ele ficaria livre de qualquer tipo de condenação, conforme declarou o chefe da Justiça Falan Al-Hajeri ao jornal The Nation.

“Todo homem tem o direito de disciplinar a mulher e os filhos. A lei é clara quanto a isso, desde que se respeitem os limites”, disse ele, resumindo a opinião de juristas citados pela BBC Brasil.

Mas há quem discorde, como Jihad Hashim Brown, da fundação de pesquisa Tabah. Para ele, o marido que agride a mulher entra em conflito com os textos islâmicos, que, com objetividade, “encorajam os muçulmanos a tratar suas companheiras com amor e com paixão”.

Apesar disso, a violência doméstica é comum entre os muçulmanos dos Emirados Árabes Unidos. Lá, por causa da indústria do petróleo, existem muitos estrangeiros que obedecem a lei islâmica somente na medida de sua conveniência.

A Sharia tem como base o Alcorão, livro sagrado dos muçulmanos, e a Sunna (ou Hadith), que relata passagens da vida do profeta Maomé (570-632)

Os Emirados são uma confederação de sete estados que têm autonomia administrativa entre si. Eles estão no sudeste da Península Arábica. A capital é Abu Dhabi. Em dezembro de 1971 deixaram de ser colônia do Reino Unido e o seu regime de governo e monarquia constitucional parlamentar. Em 2009, a sua população foi estimada em 6 milhões. Os Emirados têm a sexta maior reserva de petróleo do mundo.

Com informação da BBC Brasil e pesquisa deste blog.
<https://www.paulopes.com.br/2010/10/para-emirados-marido-pode-bater-em.html>

 

Ver mais sobre o ISLAMISMO

 

..

.