O FIM DO FIM DO MUNDO

 

2012, o ano mais famoso da espera do fim do mundo, colocou um marco na história das profecia, que podemos chamar de O FIM DO FIM DO MUNDO. De lá para cá a espera do fim do mundo em uma data certa praticamente não existiu mais.

 

Desde o início do Cristianismo, o fim do mundo esteve iminente, mas as datas marcadas se distanciavam em décadas, até em séculos.  Todavia, à medida que foi se aproximando o fim do segundo milênio, essas datas começaram a se multiplicar rapidamente.  E, de 1999 até 2012, houve previsão do fim para a maioria dos anos, e nunca na história houve tantas previsões. 

 

Passado 2012, às exceção de alguns inconformados que inventaram erro de calendário para dizer que o fim poderia ocorrer em 2013, a crença em uma data determinada para o fim do mundo parece ter desaparecido.  Muitas datas foram marcadas para anos posteriores, mas as marcações foram feitas antes de 2012.

 

Recentemente, até apareceu uma previsão de que em 2033 deverá haver um reavivamento da fé parecido com aquele que os cristãos disseram ter ocorrido pouco tempo depois da crucifixão de um homem-deus chamado Yeshua, que teria ressuscitado no terceiro dia e prometido um espírito divino para guiar seus seguidores.   Mas fim do mundo, parece que estão com vergonha de marcar depois de tantos fracassos, principalmente depois do vexame mor de 21 de dezembro de 2012, em que até pessoas importantes do meio artístico internacional caíram no conto.

 

Temos várias datas futuras que foram apontadas para o fim do mundo. Todavia, acredito que nessas datas não restará quase ninguém disposto a esperar pelo fim do mundo.  O aparecimento de Jesus nas nuvens dos céus, esperado pelos cristãos, parece não ter mais data certa; o surgimento do messias esperado pelos judeus também deve estar imprevisível;  e o juízo final a ser feito pelos terroristas muçulmanos continua iminente, porque o que falta é eles adquirirem poder para dominar o mundo. E, se o resto do mundo não tomar cuidado, eles poderão fazer um estrago horrível.  Mas parece que não veremos mais uma grande multidão esperando o fim do mundo em uma data, a não ser que se descubra a aproximação de um asteróide gigante para se chocar com o planeta. 2012 deve ter sido mesmo O FIM DO FIM DO MUNDO.

 

Ver mais PREVISÕES DO FUTURO

 

..

.