O PROFESSOR E O ESPÍRITA -- 23/09/2003 -

 

O texto abaixo é um diálogo de (*)José Moreira da Silva com um espírita.

José Moreira: “Meu argumento: "O que você é é determinado pelo seu corpo, sua família, sua sociedade."

Espírita: "Então um bandido é assim porque seus pais o "determinaram para serem assim?".

José Moreira: “Você pegou somente UM elemento do que eu disse para fazer uma afirmação. Minha frase deixa claro que o que o homem é é determinado pelo seu corpo (nesse caso toda a herança genética, seu cérebro, seu temperamento), sua família e a sociedade como um todo. Pegar um elemento do que eu falei e fazer todo um caso, não é argumentar, é mostrar falta de integridade intelectual. Meu argumento "Tantos fatores que o próprio Buda, que apoiava a teoria da reencarnação porque nasceu na Índia, questionou a mesma e no final disse que não temos um ego de fato. Que o que somos é uma relação de vários fatores e que se você analisar tudo no final, chegará a conclusão que o ego ou alma não passa de fantasia".


Espírita "Estou espantada com a distorção que você faz das coisas que lê!"

José Moreira: Você não respondeu absolutamente nada. Você só fez uma afirmação categórica. Afirmar não é argumentar. Você tem que mostrar onde eu distorço as coisas e deixar claro que distorci. Meu argumento "Outro detalhe. A população aumentou bastante nos últimos 500 anos. De onde estão vindo todos esses espíritos?"

Espírita "Deus nunca parou de criar!"

José Moreira: Aqui eu gostei. Você afirmou e argumentou ao mesmo tempo porque respondeu a pergunta. O fato é que se precisamos de anos e anos para evoluir o caráter. Então onde estão nascendo os espíritos novos? Em paises bem atrasados? Ou nascem mongolóides e retardados? Ou são pessoas simplórias que acreditam em qualquer bobeira? Tipo esses que seguem uma fé sem questionar? Poderia responder? Meu argumento "Muita gente faz terapia de vidas passadas, mas matematicamente a GRANDE MAIORIA ESTARIA AQUI PELA PRIMEIRA VEZ. E NUNCA falam para ninguém que essa é sua primeira vez. Qualquer um que procurar fazer essa TERAPIA será dito que já passou por aqui antes. A LEI DA ESTATISTICA DIZ O CONTRÁRIO".

Espírita "Você se limita a achar q a gente já começa encarnando como seres humanos em corpo físico??? Estatística é aquela mesma q errou as eleições, q programou a crise de energia daqui a mais uns 18 anos e nos pegou de surpresa, aquela q o pentágono jamais seria atingido, q as torres e os EUA eram inalcançáveis???? É essa?"

José Moreira: Ah, então muitos começam aqui como cães, gatos, plantas? Piorou mais ainda a situação, pois eu estava falando de AUMENTO DE POPULAÇÃO HUMANA. Que aumentou geometricamente nos últimos 500 anos graças à ciência. Essa mesma que usa as LEIS ESTATÍSTICAS para criar tudo que está na sua casa. Estatística é usada por jornais, empresas e governos para TOMAREM decisões. Uma estatística é melhor do que JOGAR UMA MOEDA PARA CIMA. Cara ou coroa. Mas é óbvio que não é infalível porque até hoje ninguém arranjou um meio infalível de PREVER O FUTURO. Só podemos calcular, usando o maior números de fatos a nossa disposição no presente. Mas por mais pesquisa que fizermos NINGUÉM pode afirmar que algo vai REALMENTE acontecer. Estatística sobre eleição e energia, é possível fazer. Mas a última coisa que você falou foi PURA INVENÇÃO. Não dá para fazer estatísticas sobre se uma torre vai ser atingida por um avião ou não, se o pentágono vai ser atingido ou não. NENHUM cientista JAMAIS diria isso.
Meu argumento "A reencarnação também é uma teoria oposta a Deus e a Cristo. Qual a necessidade para Deus num sistema de causa e efeito como a reencarnação?"

Espírita "E por que não? Me explique."

José Moreira: “Vou lhe dar um exemplo. As empresas precisam de chefes porque os funcionários não seguem leis rígidas. Eles variam muito o que devem fazer e muitas vezes fazem coisas do seu jeito. Muitas vezes contrariam o chefe e ele é obrigado a despedi-los. O sistema não é perfeito e, é muito caótico e, portanto precisa de supervisão constante. Agora a lei da gravidade não precisa ninguém para supervisiona-la. Ela é rígida e inflexível. Se você soltar um copo, ele cai. A lei da reencarnação é tão rígida quanto à lei da gravidade. Então para que um chefe ou Deus para guia-la? E quanto a cristo, a bíblia deixa claro em várias passagens que SÓ cristo salva. Que você não salva a SI PRÓPRIO. Leia Efésios 2:8-9 que escrevi na sala de religião. Sendo assim, cristianismo e espiritismo pregam duas crenças opostas. No cristianismo só Cristo salva e no espiritismo, VOCÉ salva a si próprio. Meu argumento "Por isso o budismo é um sistema essencialmente ateu".


Espírita, budista: "Você, com certeza, desconhece o q seja o Budismo, vou elucidá-lo: o Budismo é um sistema ético, religioso e filosófico fundado pelo príncipe hindu Sidarta Gautama, o Buda, por volta do século VI a.C. Ensina como superar o sofrimento e atingir o nirvana (estado total de paz e plenitude) por meio de uma disciplina mental e de uma forma correta de vida."


José Moreira: Sei de tudo isso e concordo com sua descrição. Por isso mesmo acho o budismo uma religião extremamente deprimente e pessimista. Pelo visto Buda só viu o lado mal da vida. Sofremos constantemente, mas também gozamos constantemente. Eu pelo menos sou assim. Existe um meio mais rápido para se atingir o nirvana sabia? UMA BALA NA CABEÇA.


Espírita budista: "A doutrina é baseada em quatro verdades. As três primeiras são relacionadas entre si: a existência implica dor, a origem da dor é o desejo e a superação da dor só é possível com o fim do desejo"

José Moreira: A existência implica em dor e prazer. São essas duas forças que impulsionam as ações de todos os animais. Tanto homens quanto amebas. Todos os seres foram programados pela natureza para evitar a dor e procurar o prazer. Agora pelo visto Buda, sendo um tremendo pessimista, só viu a dor na vida. Concentrou-se somente em um aspecto. E deixou o outro mais prazeroso de lado. A vida não é preta e branca. Ela contém várias cores. Quanto ao fim do desejo, essa é a coisa mais absurda que existe. O homem só vive para satisfazer desejos ou necessidades. As duas palavras estão ligadas. Os animais têm mais necessidades que desejos, os homens, como seres sociais, tem mais desejos que necessidades. Mas são essas duas forças que impulsionam a AÇÂO. Retire o desejo e a necessidade de um ser e ele está PARA TODOS OS EFEITOS, morto. Mais uma vez, essa é uma religião de ÓDIO à vida. Não é a toa que muitos monges botam fogo em si próprios, para se purificar, e morrem assim. Essa é a religião do MEDO de viver. Buda chegou a conclusão que a vida era tão ruim, que perdeu o TESÃO por ela. E ai conseguiu um meio psicológico de escapar da vida. O famoso NIRVANA. Que não passa de masturbação mental para quem tem medo de enfrentar a luta para atingir seus ideais. Mas como eu disse antes o melhor meio para escapar das agruras da vida seria UMA BALA NA CABEÇA.

Espírita, Budista: "Os budistas acreditam na lei do carma, segundo a qual as ações de uma pessoa determinam suas condições em vidas futuras." E fazem tudo para ser bons e puros para PARAREM DE NASCER DE NOVO.

José Moreira: Eu não estou fazendo nada e tenho certeza que NÃO vou nascer de novo. Meu método é mais prático. Se eu não lembro de outra vida, eu NASCI PELA PRIMEIRA VEZ AQUI, não importa se tive outra ou não. O que vale é o FATO MENTAL CONSCIENTE. Portanto, essa baboseira não leva a nada. Se você é bom porque é melhor para todos, eu entendo, eu pratico isso, mas ser bom por causa de céu ou nirvana, é pura idiotice.

Espírita "O Mahayana considera que, embora a aspiração final seja o nirvana, ele deve ser adiado para que o sábio, por compaixão, possa dedicar-se a ensinar os outros o caminho da salvação."

José Moreira: Outra besteira. Dado o tempo infinito. Todos vão atingir a salvação. Uns vão renascer mil vezes, outros um milhão. Importa? Temos toda a eternidade pela frente. Portanto, ninguém precisa ficar PARA TRÁS por compaixão. Pra que a pressa? Esse papo foi inventado para estabelecer um monastério e o povo local ir prestar homenagens a um imbecil qualquer que se diz MAIS (D)ESPERTO que os outros.

Espírita, budista: "Budismo tibetano - surgiu no fim do século VIII, da fusão das tradições budista e hinduísta com o xamanismo - conjunto de práticas mágicas difundido em nações da Ásia Central e Setentrional, Oceania e América. Seu chefe espiritual, o dalai-lama, é considerado um bodhisattva (em sânscrito, o ser destinado à iluminação)".

José Moreira: Ou seja, pegou três besteiras e misturou tudo e fez um chá. No final, é o mesmo que o anterior, um espertalhão se diz iluminado e fica dando conselhos aos menos privilegiados, sendo que ele NUNCA nem teve que realmente ENFRENTAR a vida. Eu colocaria essa raça toda para trabalhar e ganhar seu sustento honestamente. Como manda a natureza. Mas cada um tem direito de seguir a besteira que quiser, se o povo ADORA sustentar essas organizações parasitas. ÒTIMO.

Budista, espírita: "Zen-budismo - Desenvolveu-se com base na forma Mahayana, na China, o século VI, e difunde-se, sobretudo pelo Japão a partir do século XIII. Baseia-se na prática da meditação e nos exercícios de postura e respiração. Acredita que o corpo é dotado de uma sabedoria própria que deve nortear a vida cotidiana."


José Moreira: Conheço bem essa forma de budismo. Eu até pratico. É uma ótima forma de MASTURBAÇAO MENTAL. Eu pratico diariamente e sei que é bom para o corpo, mas não levo a sério às tolices que o acompanham.
Meu argumento: "Só que no sistema reencarnacionista as idéias de inferno e céu e medo permanecem."

Espírita, budista: "Rapaz, por favor, informe-se. Você entrou aqui, colocou uma opinião absurda e absolutamente errada, sobre algo muito claro de que você desconhece!".

José Moreira: Sim. A idéia de inferno e céu é muito mais evidente em quem acredita em reencarnação que no cristão por exemplo. O cristão fica imaginando como SERÁ o inferno. O espírita não. O inferno é nascer numa favela, no sertão nordestino, na Etiópia, no Afeganistão. E o Céu é nascer num país rico, com tudo de bom tanto material quanto espiritual. O inferno e o céu se tornam BEM REAIS.
Meu argumento: "E até bem mais reais. O inferno é um país como o Afeganistão e o paraíso é um país Europeu ou os Estados Unidos."

Espírita, budista: "Você gosta mesmo de achar que os países evoluídos representam o céu hein? Achar que um lugar pleno de materialismo é o céu é absolutamente ridículo!"

José Moreira: O fato é que nesses paises você tem mais LIBERDADE para decidir o tipo de vida que quer viver. Pois sem liberdade, você simplesmente SE TRANSFORMA NUM ROBÔ. E se você viver na MISÉRIA não vai ter tempo ou disposição para lidar com mais nada a não ser conseguir o PÃO DE CADA DIA.

Espírita, budista: "José Moreira da Silva, você é um puro desconhecedor de reencarnação. Mistura reencarnação, materialismo, céu e inferno, evolução.... nossa! Estou respondendo por educação, mas admito que no decorrer da msg pensei em desistir de tanta distorção e equívocos q você cometeu ...."

José Moreira: Bem, de novo, não tenho o que responder porque você não disse nada. Só fez uma afirmação emocional dogmática. Mas se quiser responder a meu post, sinta-se livre. Você mora num dos paises que considero céu. Pelo menos em algumas de suas partes.


* José Moreira da Silva é formado em Filosofia pela Universidade de Nova Iorque e atualmente é professor de inglês, tradutor e interprete, e dedica-se ao estudo da natureza humana através da psicologia, filosofia e religião.

 

Ver mais sobre RELACIONAMENTO RELIGIOSO

 

..

.