A PENA DO EGOÍSMO -- 10/10/2003 -

O egoísta é a pessoa que só quer tudo para si própria, não importando o mal que cause aos outros. Mas, embora ele pense que só será beneficiado, muitas vezes se prejudica, porque desperta nos outros reações de defesa.

Certa empresária, dona de uma escola, percebendo o mal que o vício lhe fazia, estava lutando para conseguir parar de fumar. Mas uma de suas professoras, viciada inveterada, aproveitava os momentos sem aula para ir fumar justamente na sala da empresária.

A empresária colocou um cartaz na parede onde estava escrito: “Estou tentando me livrar do vício. Portanto, peço que não fumem nesta sala”. Todavia, a referida professora não dava atenção ao cartaz.

Um dia, a dona da escola mostrou-lhe o cartaz e pediu para que não fumasse ali.  A tabagista respondeu: “Quem está largando é você, eu não”, e continuou fumando.  Que alternativa restou?  Foi seu último dia de trabalho na escola.

Entre as belas frases atribuídas a Jesus existe esta: “O que quereis que os homens vos façam, fazei vós a eles”.  E disse bem antes Confúcio: "Não faça aos outros o que não gostaria que fizesse a você". Mas o egoísta quer receber e não quer dar, acabando, por isso, recebendo o troco de seu desrespeito ao próximo.


Ver mais CONHECIMENTOS GERAIS

Para abrir em nova janela, mantendo esta página aberta, pressione SHIFT ao clicar no link.

- -

BUSCA
Google

PROCURE NA CAIXA ABAIXO