POR QUE OS HEBREUS GUARDAM O SÁBADO? -- 07/09/2005

Por que os hebreus guardam o sábado? É uma comemoração do livramento da servidão no Egito, ou um memorial do descanso de Yavé? Ou há outra razão?

MEMORIAL DO DESCANSO DIVINO?

“Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho; mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o estrangeiro que está dentro das tuas portas.
Porque em seis dias fez o Senhor o céu e a terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou; por isso o Senhor abençoou o dia do sábado, e o santificou.” (Êxodo, 20: 8-11).

OU MEMORIAL DO LIVRAMENTO DA SERVIDÃO EGÍPCIA?

“Guarda o dia do sábado, para o santificar, como te ordenou o senhor teu Deus; seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho; mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu boi, nem o teu jumento, nem animal algum teu, nem o estrangeiro que está dentro das tuas portas; para que o teu servo e a tua serva descansem assim como tu.
Lembra-te de que foste servo na terra do Egito, e que o Senhor teu Deus te tirou dali com mão forte e braço estendido; pelo que o Senhor teu Deus te ordenou que guardasses o dia do sábado.” (Deuteronômio, 5: 12-15).

Qual seria a verdade? O mesmo livro do Êxodo, que apresenta o sábado como memorial da criação, trás no relato da peregrinação pelo dos hebreus deserto, a instituição da guarda do sábado durante a retirada(Êxodo, 16: 17:25). Assim, teríamos que excluir a afirmação contida no mandamento do primeiro relato.

RAZÃO DA CONTRADIÇÃO:

Como foram várias pessoas que escreveram a estória patriarcal, e não havia unanimidade entre elas, uma escreveu o mandamento em Êxodo, 20: 8-11, e outra escreveu o mesmo mandamento em Deuteronômio, 5: 12-15.

O que se deduz da análise bíblica é que todas as duas afirmações são lendas, uma vez que, segundo análises históricas e arqueológicas, o êxodo é uma lenda, e o povo de Israel nunca viveu no Egito.

Ver mais CONTRADIÇÕES BÍBLICAS
 

Ver mais RELIGIÃO

 

..

.