POR QUE HÁ RELIGIÃO NO MUNDO INTEIRO?

/2010

Por que a religiosidade é universal? Por que existem religião no mundo inteiro? Por que em toda parte do mundo há crença em algo sobrenatural?  Porque quase todas as pessoas têm uma crença? Seria isso prova de que Deus existe?

 

Muitas pessoas chegam a contar como evidência da existência divina o fato de a religião existir em todas as diversas sociedades humanas.   Embora não vejam nada de sobrenatural,  acham que essa universalidade da religião seja prova de que no passado o deus em que acreditam tenham sido visto e tenha falado com os primeiros humanos.  Todavia, a causa dessa religiosidade mundial é bem outra. 

 

Uma gazela, ao ouvir um rugido, se prepara para a fuga, porque reconhece a presença de um leão por perto.  Mas, ao ouvir um trovão, deve sentir que existe nas proximidades um bicho muito mais perigoso do que o leão.  E, no decorrer de sua curta existência, deve se acostumar e perder o medo, uma vez que o monstro nunca aparece.

 

O homem primitivo, por sua vez, com sua maior facilidade de discutir e transmitir informações, modelou mais o caráter desse ser imaginário e lhe deu nome de deus, supondo mesmo a existência de diversos deuses.

 

A enorme criatividade humana, em um mundo tão misterioso, cheio de fenômenos incompreensíveis, buscando explicações para tudo isso, produziu um universo imaginário riquíssimo em personagens sobrenaturais. Em sua imaginação, o animal inteligente povoou a Terra e os céus de deuses, anjos, demônios, duendes, almas imateriais (fruto do sonho), com um sem-número de invisíveis entidades sobre-humanas, dominadoras dos destinos dos homens.   O homem do passado (e mesmo alguns de hoje) ouviu as vozes dos deuses no trovão e nos ecos de seus próprios gritos; sentiu o poder maléfico dos demônios nas pessoas acometidas de distúrbios mentais; agradeceu as bênçãos divinas, expressas na chuva, no crescimento das plantas e outros frutos da natureza, com sacrifícios de animais e - que barbaridade!!! - até de seus semelhantes. Em todos os tempos, tudo para que o homem não encontra uma explicação plausível tende a ser atribuído a entidades sobrenaturais.

 

Essa idéia primitiva, por milhares de anos sem contestação, passando de pais para filhos, imprimiu-se no imaginário humano de tal forma, que, apesar de todas os esclarecimentos hoje existentes, é bem difícil de sair do pensamento das pessoas.

 

A universalidade da religião não deriva de uma existência real do sobrenatural, mas sim da perpetuação da ignorância do pensamento primitivo por toda a sociedade humana.

 

E algumas pessoas podem estar perguntando: por que o Cristianismo, o Judaísmo e o Islamismo predominam atualmente, e as outras religiões vão perdendo força?

 

Os judeus, embora nunca se tenham cumprido as promessas divinas do seu livro sagrado, continuam acreditando que um dia irão dominar o mundo, e assim permanecem unidos em torno desse alvo.

 

Os cristãos, fazendo uso distorcido do livro sagrado dos judeus, o completaram com mais uma estória que dominou o mundo romano, tornou-se a religião oficial do império, adquiriram poder para impor sua crença à maior parte do mundo na base da tortura.

 

Os muçulmanos, assim como os cristãos, se impõem pela violência até hoje, conseguindo o domínio político em vários países do oriente, onde não há liberdade de pensamento e expressão.

 

Como europeus cristãos colonizaram quase o resto do mundo, o cristianismo predominou.   E como cristãos, judeus e muçulmanos dizem crer no mesmo deus, o mundo imagina que esse seja o único deus verdadeiro.

 

Para entender melhor, ver A ORIGEM DO CRISTIANISMO E O DOMINÍO DO MUNDO

 

Vejam mais detalhes em ORIGEM DA RELIGIÃO.

 

Ver mais sobre CIÊNCIA

 

..

.