PREMONIÇÃO OU SONHOS DEMAIS? -- 19/09/2001 -

PREMONIÇÃO é a capacidade que alguns dizem ter de antever um fato através de um sonho ou alguma outra forma de aviso.

Na noite de 10 para 11 de setembro de 2001, sonhei que estava pendurado no lado de fora de um edifício e chamava meu pai, que passava próximo, para me ajudar a alcançar uma escada para descer.

No dia seguinte, cheguei à loja de um amigo exatamente no momento em que era apresentado pela TV o choque do primeiro Boeing com uma das torres do World Trade Center. Lembrei-me instantaneamente do sonho.

Para muitas pessoas, meu sonho seria uma premonição daquele fato. Todavia, fazendo uma análise com base na lógica das probabilidades matemáticas, não vejo as coisas assim. Considerando as dezenas de vezes que tive sonhos semelhantes, alguns até mais parecidos com o desastre referido, e nada igual aconteceu, entendo que nesse dia houve uma simples coincidência.

Os que dizem ter premonição devem ser pessoas que sonham demais, e, vez ou outra, um dos seus muitos sonhos coincidem com um fato, e a semelhança do fato com o sonho o traz à lembrança rapidamente, como me aconteceu.

Essa coincidência é semelhante à daquela pessoa que perde um ônibus ou um avião, e acontece um acidente com o veículo. As outras vezes que essa pessoa perdeu um condução e nada aconteceu são esquecidas facilmente; MAS essa que coincidiu com o acidente, considerada uma providência divina, fica na memória para sempre.

Os sonhos refletem o que está na memória da pessoa. Apenas cria situações da mesma forma que imaginamos o que iremos fazer com base no que conhecemos e nas chances que achamos que temos. Preocupações podem originar sonhos perturbadores, e medo pode trazer os chamados pesadelos. Alguns sonhos têm base nos nossos desejos, embora nunca sonhemos aquilo que dormimos com vontade de sonhar. A maioria deles se relaciona com as situações por que passamos nos últimos dias. Semelhanças com fatos posteriores são coincidências.

Uma pessoa pode ter uma infinidade de sonhos em uma noite e lembrar-se só de alguns deles. Mas, se um coincidir com um fato, ainda que esteja na lista dos esquecidos, o fato o traz à memória de imediato. Aí devem residir os muitos casos considerados premonição.


Ver mais PREVISÕES DO FUTURO

- -

BUSCA
Google

PROCURE NA CAIXA ABAIXO