O QUINTO (OU SEXTO?) MANDAMENTO - NÃO MATARÁS   -- 23/02/2003


Não matarás” (Deuteronômio, 5: 17), foi o quinto – ou sexto - mandamento que diz a Bíblia ter sido escrito pelo próprio Jeová, ou Javé, em uma das duas pedras do testemunho (Deuteronômio,5: 22; 31: 18). Entretanto, o mesmo Jeová, várias vezes, disse o contrário: “matarás”.

 

Pouco depois de ordenar “não matarás”, está escrito que o próprio Javé determinou:

 

Quando o senhor teu Deus te introduzir na terra à qual passará a possuir, e tiver lançado muitas nações diante de ti, os heteus, os girgaseus, os amorreus, os cananeus, os ferezeus, os heveus, os jebuseus, sete nações mais numerosas e mais poderosas do que tu; e o Senhor Deus as tiver dado diante de ti, para as ferir, totalmente as destruirá; não farás com elas aliança, nem terás piedade delas... Derribareis os seus altares, quebrareis suas colunas, cortareis os seus postes-ídolos e queimareis suas imagens de escultura” (Deuteronômio, 7:1-6). “E tens que consumir todos os povos que Jeová, teu Deus, te dá. Teu olho não deve ter pena deles...” (Deuteronômio 7:16). “Então, certamente, ferirás a fio de espada os moradores daquela cidade, destruindo-a completamente e tudo o que nela houver, inclusive os animais domésticos. Ajuntarás os despojos no meio da praça e a cidade e todo o seu despojo queimarás por oferta total ao Senhor, teu Deus, e será montão perpétuo de ruínas, e nunca mais se edificará” (Deuteronômio 13:15-16).

 

Aí está, sob a ótica dos hebreus, um pouco da fúria do Deus justo, bondoso, misericordioso, criador dos céus e da terra, o único Deus (todos os outros são falsos).  Parece que a interpretação correta seria mesmo: “Não matarás, a não ser quando eu mandar.”
 

Voltar a OS DEZ MANDAMENTOS

 

..

.