DIA DO EDUCADOR SANITÁRIO

11 de Junho

O Dia do Educador Sanitário é celebrado anualmente em 11 de junho.

Esta data homenageia a atividade do profissional que investiga, alerta e orienta a população sobre os cuidados higiênicos e sanitários adequados para evitar problemas de saúde.

Um educador sanitário qualificado deve ser formado e dominar duas zonas distintas: a nível humano e a nível profissional.

Além de ter todos os conhecimentos sobre a realidade da saúde de determinada área em que atua, o educador sanitário também deve desempenhar o seu trabalho baseado nos valores humanos, mantendo um equilíbrio psicológico e emocional.

Como forma de comemoração, nesta data são reforçadas as atividades de conscientização civil e governamental sobre todos os cuidados que devemos ter para evitar a proliferação de doenças.

educador sanitário

A educação sanitária passa desde os cuidados higiênicos com o corpo e o ambiente em que habita, até a preservação do ecossistema local.

O primeiro curso para a formação do Educador Sanitário foi oferecido pela Universidade de São Paulo, em 1920. Entretanto, com a abertura das faculdades de enfermagem, houve uma diminuição pela procura desta carreira.

Atualmente, o foco da educação sanitária está voltado para a educação em saúde.

 <www.calendarr.com/brasil/dia-do-educador-sanitario/>

Nos anos de 1930, o educador sanitário conscientizava as pessoas, principalmente em povoados, sobre a importância da fossa séptica e o perigo do esgoto a céu aberto, por trazer doenças como verminoses, infecções gastrointestinais, etc.

Hoje, o foco do trabalho desse profissional concentra-se nas grandes cidades. Por meio de palestras, cursos, atendimentos individuais e campanhas educativas, o educador sanitário investiga, alerta e orienta a população sobre a necessidade de banho diário, da vacinação, do cuidado com os dentes e da boa alimentação, sendo temas recorrentes nas ações para a prevenção de doenças e promoção da saúde e da vida, desenvolvidos pelo Ministério da Saúde e secretarias estaduais e municipais de saúde.

O educador sanitário promove atividades em três níveis:

Primário: antes da doença se instalar. Exemplo: os cuidados que se tem com um bebê durante toda a gestação, as vacinações em todas as faixas etárias e os cuidados com a alimentação.

Secundário: quando a doença se instala e há a necessidade de ajuda de um profissional para evitar o aparecimento de sequelas. Exemplo: os cuidados diferenciais necessários a uma pessoa diabética.

Terciário: quando a sequela já se instalou. Exemplo: uma pessoa que possui mobilidade reduzida e necessita usar um andador para evitar outras complicações.

Essa data comemorativa tem como objetivo homenagear e demonstrar o reconhecimento da importância desse profissional para a saúde coletiva.

<https://bvsms.saude.gov.br/11-6-dia-do-educador-sanitario/>

Ver mais FATOS, MITOS E COMEMORAÇÕES

Compartilhe este conteúdo:
WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
Pinterest