DIA DE COMBATE À INJUSTIÇA

23 de agosto

“Nas definições da wikipedia,

injustiça é um ato contrário à justiça, uma ofensa do direito, ou a impunidade para aqueles que burlaram o sistema jurídico, ético ou moral. Dificilmente se encontrará uma pessoa que não tenha sofrido pelo menos uma injustiça ao longo da vida. Por outro lado, há nações e minorias em permanente situação de desigualdade social, como as mulheres do Afeganistão.

Há muitas formas de se fazer injustiça: condenar um inocente; discriminar alguém por sexo, cor, raça, religião, condição social ou orientação sexual; e outras, como o abuso de poder, a exploração do trabalho, etc. Existem também as injustiças mais sutis, mas não menos deploráveis, como tomar o mérito de outra pessoa; falar mal de alguém sem estar na sua presença; e valer-se de vantagens ilícitas para ganhar, seja uma competição, uma promoção ou mesmo uma disputa amorosa.

Uma boa prática para homenagear o dia do combate à injustiça é revisar as próprias atitudes e aceitar o desafio de mudá-las, mesmo que isto represente perdas de qualquer natureza. Lembre-se que ao final da jornada, a única vitória possível é a felicidade de ter vivido uma experiência que contribuiu para o crescimento das pessoas e a melhoria do planeta, o que se faz com solidariedade e justiça.”

Fonte: PortoWeb:

<http://lproweb.procempa.com.br/pmpa/prefpoa/pwdtcomemorativas/default.php?reg=22&p_secao=16>

Além observar o que determina o sistema jurídico, vale criticarmos o que achamos injusto no sistema, uma vez que é tão comum as leis serem feitas de modo a favorecer mais os fortes do que os fracos.  Muitas vezes, leis são revogadas por outras para corrigir uma injustiça legal, embora nem sempre isso ocorra, acontecendo também o contrário.   Mas o que é bom é não ficarmos em silêncio só vendo as injustiças acontecerem.

Ver mais FATOS E MITOS E COMEMORAÇÕES

Compartilhe este conteúdo:
WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
Pinterest
Veja também