9 de Janeiro
O Dia do Astronauta é comemorado anualmente em 9 de janeiro.
Desde 1961, quando o astronauta russo Yuri Gagarin proclamou a famosa frase “a Terra é azul”, o ser humano dava o importante passo na história da astronomia e exploração do espaço.
De lá pra cá, a corrida espacial proporcionou importantes marcos na história da humanidade, os quais foram protagonizados pelos astronautas, também chamados de cosmonautas. Um desses acontecimentos mais importantes foi a chegada do primeiro homem à Lua, em 1969.
Em 2006, foi a vez de o Brasil entrar para o aclamado rol de astronautas que tiveram o privilégio de admirar o “planeta azul” do espaço. Marcos Pontes se consagrou como o primeiro astronauta brasileiro a ir ao espaço, após passar por um treinamento de oito anos na Nasa.
O Brasil e outros 15 países ajudaram a construir a Estação Espacial Internacional (ISS- International Space Station, em inglês), a mais moderna instalação feita pelo ser humano no espaço.
Origem da comemoração
Essa comemoração surge em homenagem à Missão Centenário. Realizada pela Agência Espacial Brasileira (AEB) no ano de 2006, a missão foi responsável pela viagem de Marcos Pontes, o primeiro brasileiro no espaço, para a Estação Espacial Internacional (EEI).
<https://www.calendarr.com/brasil/dia-do-astronauta/>
Desde passado muito distante, vendo as aves navegando pelo ar, o homem sonhava em voar também. As pessoas acreditavam que voar fosse impossível, e que era um poder além da capacidade humana. Mesmo assim o desejo existia, e várias civilizações contavam histórias de pessoas dotadas de poderes divinos que podiam voar; ou pessoas que foram carregadas ao ar por animais voadores. O exemplo mais bem conhecido é a lenda de Dédalo e Ícaro. Dédalo, aprisionado na ilha de Minos, construiu asas feitas com penas e cera para si próprio e seu filho. Porém Ícaro aproximou-se demais do Sol e a cera das asas derreteu, fazendo ele cair no mar e morrer.
Mas alguns gênios inventaram balões, e um dia veio o avião, o veículo mais pesado do que o ar, mas capaz de usar a resistência do ar e conseguir o poder das aves. Alberto Santos Dumont foi o primeiro a conseguir decolar do solo.
Mas não parou por aí, após descobrir que o nosso mundo é apenas um pontinho em um universo cheio de estrelas orbitadas por planetas, o homem estudou, planejou e conseguiu chegar ao nosso satélite. Hoje já tenta chegar ao planeta mais próximo do nosso. Aí está o nosso astronauta, que homenageamos em 9 de janeiro.
Ver mais FATOS E MITOS E COMEMORAÇÕES