11 de Fevereiro
“O Dia Mundial do Enfermo é comemorado anualmente em 11 de fevereiro.
Esta data, de origem religiosa, tem o objetivo de apelar para a sociedade e comunidade mundial por melhores condições de tratamento e atenção às pessoas doentes, seja nos hospitais, postos de saúde ou mesmo em casa.
O Dia Mundial do Enfermo foi criado em 11 de fevereiro de 1992, por iniciativa do Papa João Paulo II. Nesta mesma data, comemora-se o dia de Nossa Senhora de Lourdes, na Igreja Católica.
Todos os anos, no dia 11 de fevereiro, o Vaticano, sob a representação do Papa, elege um tema que norteará toda a discussão sobre o assunto junto à sociedade, governantes e mídia mundial.”
<https://www.calendarr.com/brasil/dia-mundial-do-enfermo/>
No passado, o pensamento sobre enfermidade era, como não podia deixar de ser, extremamente equivocado, e as enfermidades eram atribuídas a pecados e seres imaginários. Assim diz o livro sagrado cristão:
“Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor; E a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados.” (Tiago 5:14,15)
Hoje, que sabemos que as enfermidades decorrem na maioria das vezes de ação de microorganismos, seres esses dos quais a dita onisciência nunca teve conhecimento antes do homem os descobrir, a igreja já não tem como recusar a reconhecer isso; e aquela autoridade religiosa que tanto perseguiu cientistas teve pelo menos esta evolução de hoje preconizar o cuidado humano com os enfermos.
Ver mais FATOS E MITOS E COMEMORAÇÕES