Clique na imagem abaixo

O que não se conta sobre a crise dos correios é que a terceirização, que começou no governo Temer veio para acabar com a empresa. E quem não mora próximo de uma agência terceirizada está prejudicado com isso.
Há uma agência de correios
a duas quadras do meu endereço,
onde resido desde 2015.
Nunca chegou uma encomenda a essa agência
para mim ou alguém da minha família.
Quando tenho que pegar algo no correio tenho que ir,
na maioria das vezes, a uma agência do Centro,
lá quase na beira do arrudas.
Outras vezes em alguma outra,
também distante do meu endereço.
Certo dia, eu estava falando sobre esse problema, mencionei o fato de morar próximo de uma agência e ter que sempre ir pegar encomendas que ficam retidas em agências distantes, uma pessoa me disse: “é porque a empresa dá prioridade para as agências terceirizadas“. Só então confirmei mais esse dos muitos danos trazido pelo desgoverno Temer.
“Desde 2016, contamos com leis como a 13.303/2016,
que altera os parâmetros de contratação nas estatais.”
<https://www.correios.com.br/educacao-e-cultura/revista-postal-brasil/arquivos/artigo-terceirizacao-na-administracao>
“A Lei nº 13.429, de março de 2017, e o resul-
tado do julgamento do Recurso Extraordinário
(RE) nº 760.931, ocorrido em agosto de 2018 no
Supremo Tribunal Federal (STF), deram respal-
do à contratação de mão de obra terceirizada
para execução de atividades-fim das empresas,
até então autorizada somente para as ativida-
des-meio, conforme Súmula 331 do Tribunal
Superior do Trabalho (Brasil, TST, 2011).
<https://www.correios.com.br/educacao-e-cultura/revista-postal-brasil/arquivos/artigo-terceirizacao-na-administracao>
O que ocorre desde que se consumou o golpe e Temer assumiu o poder, é que, com essas leis que vieram exatamente como encomendadas, as agências de locais mais movimentados passaram a ser terceirizadas. E daí para frente, o interesse público foi deixado de lado. Os serviços mais rentáveis, como encomendas maiores, passaram a ser encaminhados para as agências terceirizadas, o que na maioria das vezes obriga as pessoas a se deslocar longa distância para pegar uma mercadoria que poderia ter sido entregue na agência mais próxima de sua casa, entregue no local adequado, porque aquela agência é estatal, e a prioridade é das agências terceirizadas, não levando em conta o interesse público.
Antigamente, terceirização existia para as empresas contratar serviços externos para execução de atividades-meio. Por exemplo, a uma microempresa, seria muito dispendioso ter um funcionário com a função de contador. Por essa razão, a lei trabalhista permitia terceirizar esse serviço. Com a liberação da terceirização de atividades-fim, veio mais precarização dos empregos em detrimento dos trabalhadores, atingindo danosamente os serviços públicos e o povo que utiliza esses serviços.
Esse sistema de priorização das agências terceirizadas, que prejudica o público, é a causa das perdas de receita da empresa.
Os terceirizados estão ganhando,
o estado está perdendo,
e o povo sendo prejudicado.
Se nada for mudado, a estatal será esmagada pelo golpe da terceirização, e, consumado isso, com certeza os serviços poderão ficar mais dispendiosos, com mais esse prejuízo para a população.
Ver mais POLÍTICA BRASILEIRA