SINTO QUE JÁ FIZ ISSO HOJE

Clique na imagem

Hoje de manhã, fui à cozinha para preparar um café, mas na minha mente havia lembrança de ter feito isso hoje mesmo.   Não tinha feito, mas a lembrança era de ter feito.  Assim, podemos passar muito tempo sem percebermos.

Esses últimos 25 anos estão me parecendo um período tão curto, que às vezes me preocupa.  Tenho certeza de que o período de 1976 a 2000 não ter um minuto sequer a mais do que de 2001 a 2025.  Mas a impressão é de que aquele período foi extremamente mais longo do que o atual.  Isso não é loucura, mas algo que a ciência explica.  Mas o bom é que há como amenizar essa impressão.  

Após um longo período de sedentarismo, comecei, há um ano, a caminhar e correr, e sinto meu  organismo ter voltado muitos anos no tempo.   Mas a impressão é de que não faz muitos dias que estou fazendo isso.   E, para isso, tenho também explicação.

Se você, no primeiro dia de janeiro, escrever uma frase num papel e todos os dias escrever de novo em cima a mesma frase, mas não fizer anotação de quando começou,  você poderá chegar ao dia 31 de dezembro com a impressão de ter começado no início do mês.  Assim é o registro que fica no nosso cérebro quando fazemos as mesmas coisas todos os dias.

Como estou, há alguns anos, fazendo o café de manhã todos os dias no mesmo horário, no mesmo local, usando até a mesma marca de café, é assim cientificamente explicável a minha impressão de que já tenha feito hoje.  As minhas caminhadas e corridas, que faço três vezes por semana, parece terem sido repetidas poucas vezes pela mesma razão.

A Neuróbica recomenda até usarmos caminhos diferentes cada dia para irmos para o trabalho.  Isso é um dos expedientes que amenizam um pouco essa impressão de que todo aquela trajetória profissional passou em poucos dias.  Sinto que preciso passar a fazer coisas diferentes, a ir a lugares diferentes, até comer coisas diferentes para não chegar aos 100 anos sem perceber o quanto vivi.

Ver mais CONTOS E CRÔNICAS

Compartilhe este conteúdo:
WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
Pinterest
Veja também