Em tempos remotos, o homem primitivo já usava alguma fibra vegetal para tirar os resíduo de alimento (principalmente carne) dentre os dentes. Mas o fio dental como temos hoje só veio a existir muito tempo depois.

“O inventor do fio dental, produto que juntamente com a escova de dente é indispensável para nossa saúde bucal, foi o dentista de Nova Orleans, Levi Spear Parmly, em 1815. Ele começou a recomendar a seus pacientes que utilizassem seu próprio fio dental, feito de seda.
No entanto, Parmly recomendava o uso de sua invenção apenas a seus pacientes, em pequenas escalas. A produção em larga escala do fio dental se iniciou com a empresa Codman & Shurtleft, em 1882. Contudo, foi a Johnson & Johnson que obteve a primeira patente do fio dental, em 1898.
Até então, o fio dental era de seda, diferentemente do fio que conhecemos. O fio de nylon foi desenvolvido por Charles C. Bass, que o melhorou bastante, aumentando sua elasticidade e principalmente sua resistência. O fio dental é tão importante para a higiene bucal pelo fato de poder eliminar certos resíduos de alimentos e placas bacterianas entre os dentes que as escovas não conseguem.”
<http://www.historiadetudo.com/fio-dental.html>
Ver mais CURIOSIDADES