Maio (em latim, Maius) foi nomeado em homenagem à deusa grega Maya, mãe de Hermes que foi identificada na mitologia romana com a deusa da fertilidade Bona Dea, cujos festivais os romanos celebraram neste mês. Ovídio por sua vez fornece uma segunda etimologia, na qual diz que o mês de maio é nomeado para os maiores (em latim, “maximus“, uma redução de Maius Juppiter), isto é, os “anciãos“, e que o mês seguinte (junho) é nomeado para os “iuniores”, ou seja, os “jovens”(Fasti VI.88), mas isso é etimologia popular.

Maio é um mês de primavera no hemisfério norte e outono no hemisfério sul. Portanto, maio no hemisfério sul é o equivalente sazonal de novembro no hemisfério norte e vice-versa.
O final de maio normalmente marca o início da temporada de férias de verão nos Estados Unidos e Canadá, que termina no Dia do Trabalho, a primeira segunda-feira de setembro.
Nenhum mês começa ou termina no mesmo dia da semana que maio de qualquer ano. Este é o único mês com essas duas propriedades. No entanto, maio começa e termina no mesmo dia da semana que janeiro do ano seguinte.
Além disso, em anos comuns, maio começa e termina no mesmo dia da semana que agosto do ano anterior e, nos anos bissextos, começa no mesmo dia que fevereiro, março e novembro do ano anterior.[2]
Na Grécia antiga, seu equivalente é o mês de Targelion. No calendário revolucionário francês, os meses que compreendiam maio eram Floreal e Prairial.[3]
Na astrologia o mês de maio, começa com o signo de Touro (até 20 de maio) e termina com o signo de Gêmeos (de 21 de maio adiante).[4] Sob o Antigo Regime francês, era de costume plantar um “Maio” ou “árvore de Maio” na honra de alguém. No Condado de Nice moças e rapazes “giravam Maio” ao som de pífano e tambor, ou seja dançar as rondas de Maio ao redor da árvore de Maio.

<https://pt.wikipedia.org/wiki/Maio>
A origem mais remota do nosso calendário parecer o criado pelos caldeus, em que os meses começavam nos dias em que a Astrologia determina o começo dos signos. Como o ano começavam no equinócio de primavera setentrional, por volta de 20 e 21 de março atual, o início de maio se dava no ponto astronômico do dia 20 ou 21 de maio do calendário atual. O mês correspondia ao signo de gêmeos. Eles é que criavam a semana: “Inventaron… la semana dividida en siete días, en honor de los siete astros” (A. Malet, História del Oriente, pág. 118).

..
Ver mais FATOS E MITOS E COMEMORAÇÕES