Nós de Minas Gerais pagamos muito caro pela luz; temos a tarifa mais alta do Brasil. Em época de eleição isso é assunto de todos os lados. E, afinal, por que pagamos mais do que os de outros Estados? Alguém irá reduzi-la?
Atualmente ouvimos no rádio e na TV que a conta de luz dos mineiros é muito cara, porque, enquanto o governo estadual cobra apenas um tributo sobre ela, o governo federal cobra dez tributos.
Numa visão superficial, até poderíamos culpar o governo federal, que realmente gosta muito de tributo. Mas há um dado que nos leva a questionar isso. É a comparação com as contas de outros estados:
Sabemos que a conta de luz de Minas Gerais é a mais cara do Brasil. Se o governo federal cobra dez tributos sobre conta de luz, ele deve cobrar esses tributos sobre as contas do povo de outros estados também. Agora, pergunta-se: por que a conta daqui é mais cara? Se os outros estados pagam os tributos federais e suas contas são menores, essa diferença só pode dever-se ao governo estadual de Minas Gerais. Esse “único tributo” cobrado pelo governo estadual é nada mais nada menos que 30% (trinta por cento).
Não é difícil perceber: nós pagamos mais caro, não porque o governo federal cobra muitos tributos, mas porque o governo estadual cobra um ICMS muito alto, o mais alto do país, além de, de alguma forma, o valor do serviço também estar caro. O desanimador é que votar nos candidatos que usam a conta de luz como argumento pensando que eles vão reduzi-la poderá ser também tão frustrante quanto outros que já prometeram, como popularmente se diz, mundos e fundos, mas, ao chegar ao poder, copiaram os procedimentos de seus predecessores.
Ver AS TREVAS DA LUZ – DRAMA ENERGÉTICO DOS MINEIROS
Ver mais sobre POLÍTICA E ECONOMIA