Bolsonaro e seus filhos enganam ao dizer que presidente vetou o “orçamento secreto”.
Camila Xavier
31 de agosto de 2022
Presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro em debate ocorrido no último domingo, 28 de agosto de 2022. Na ocasião, ele enganou ao afirmar que vetou o “orçamento secreto” (Foto: AFP via Getty Images / Miguel Schincariol)
Circula nas redes sociais que o presidente Jair Bolsonaro vetou o “orçamento secreto”
Filhos do presidente e o próprio mandatário têm disseminado essa informação.
Mas isso é enganoso. O orçamento secreto foi criado por uma lei proposta pelo próprio Governo Federal.
No Twitter, filhos do presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) alegam que o mandatário vetou o “orçamento secreto”.
No debate presidencial ocorrido no último domingo – checado pelo Yahoo! Notícias –, Bolsonaro também afirmou isso. “Orçamento secreto, eu vetei. O Parlamento derrubou o veto […] não tenho nada a ver com isso”, disse ele.
Contudo, as afirmações são enganosas. Embora o presidente, de fato, tenha vetado inicialmente a criação do projeto, posteriormente seu governo enviou ao Congresso o texto que criou a RP 9, conhecida como “orçamento secreto”.
<https://br.noticias.yahoo.com/bolsonaro-e-seus-filhos-enganam-ao-dizer-que-presidente-vetou-o-orcamento-secreto-193243358.html>
Ele vetou e depois o enviou ao congresso com o nome de RP 9, mas sendo materialmente o orçamento secreto. É como dizer: “não deixou você roubarem”, mas depois, “agora, mando vocês rouberem“.
Ver mais outros POLITICA BRASILEIRA