Socialismo não dá certo, capitalismo selvagem também não é bom.
Desde a adolescência, eu já imaginava que comunismo ou socialismo não pudesse dar certo, por um simples raciocínio lógico: elimina o espírito de competição, a expectativa de poder ser proprietário de alguma coisa, e isso tira o sentido da vida. O segundo motivo é o fato de os países socialistas tomarem duras medidas para impedir que seus cidadãos fujam para outros lugares. Se ninguém procura fugir de um lugar bom, é de se deduzir que o ambiente socialista comunista é nada atraente.
Por outro lado, o fato de o socialismo extremo (ou comunismo) não me parecer algo interessante não me impede de reconhecer que medidas sociais em proteção dos mais pobres e progressão tributária cobrando menos dos menores e mais dos maiores é uma das melhores coisas para o progresso de um povo, já que até a riqueza dos ricos vem em maior parte do consumo dos pobres.
Se observarmos a evolução econômica do país ao longo das últimas décadas, vemos que, toda vez que o neoliberalismo foi mais duro, o país cresceu pouco, e quando houve um pouco de ajuda aos mais pobres, a dívida do país diminuiu, o desemprego caiu, e até os ricos ganharam mais quando a renda per cápita subiu consideravelmente. E é inegável que o país afundou novamente depois que os cabeças das duas casas legislativas se uniram para boicotar o governo e, depois que conseguiram o que queriam, a coisa continuou piorando.
Concordo que aumentar a idade mínima para a aposentadoria é uma medida necessária, pois o aumento da expectativa de vida pode inviabilizar o custeio. Entretanto reduzir as aposentadorias, ou o pior, acabar com ela como pretende Paulo Guedes fará muito mal à nação.
Inicialmente, a aposentadoria era limitada a vinte salários mínimos. Se permanecesse assim, muita gente estaria ganhando mais em aposentadoria hoje, mas a contribuição estaria proporcionalmente alta, não havendo déficit. O problema são as aposentadorias em idade muito jovem que geralmente tem sido alcançada só por pessoas que ganham muito. Aí está a necessidade de estabelecer idade mínima.
Política que empobrece mais os trabalhadores parecem benéficas às empresas em curto prazo; contudo, em longo prazo, atingem as próprias empresas. Quem ganha com as crises são só os empreendimentos financeiros e os políticos que os favorecem. O resto das empresas e o povo só levam a pior.
Não acho injusto eu pagar uma alíquota tributária maior do que a cobrada da maioria da população. Mas injusto é isenção tributária a quem tem rendimentos extremamente superiores, como ocorre em nosso país.
Pelas razões expostas, não defenderia aquele socialismo soviético, mas também não poderia concordar com o neoliberalismo, que tira mais dos pobres em favor dos ricos, e as crises estão aí para corroborar. Os países que têm bons programas sociais estão sempre entre os mais prósperos.
Ver mais POLÍTICA E ECONOMIA