27/04/2019
Como a vitória neoliberal, o Brasil não será mais senhor de seu petróleo. Reduzindo a Petrobrás, os estrangeiros farão a festa.
“A Petrobras espera obter até 20 bilhões de dólares com a venda de oito ativos de refino em um processo que deve durar um ano e meio para ser concluído, disse uma fonte da empresa à Reuters.
Na noite de sexta-feira, a Petrobras informou que seu Conselho de Administração aprovou novas diretrizes para a gestão do portfólio de ativos da companhia, considerando a venda de oito refinarias, mas sem estimar um valor.
O ajuste no plano de gestão também inclui a venda de rede de postos da Petrobras no Uruguai, além de participação adicional na BR Distribuidora.
“São ativos consolidados, de padrão, e que valem por baixo 15 bilhões. Achamos que valem até 20 bilhões de dólares”, afirmou a fonte, ao comentar sobre as refinarias, situadas em Pernambuco, Paraná (duas unidades), Bahia, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Amazonas e Ceará.
Juntas, as refinarias que devem ser negociadas somam capacidade total de 1,1 milhão de barris de petróleo por dia, disse a Petrobras na véspera.
São elas: Abreu e Lima (Rnest), Unidade de Industrialização do Xisto (Six), Refinaria Landulpho Alves (Rlam), Refinaria Gabriel Passos (Regap), Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), Refinaria Alberto Pasqualini (Refap), Refinaria Isaac Sabbá (Reman) e Lubrificantes e Derivados de Petróleo do Nordeste (Lubnor).”
<https://economia.uol.com.br/noticias/reuters/2019/04/27/petrobras-espera-obter-ate-us20-bi-com-vende-de-8-ativos-de-refino-diz-fonte-da-empresa.htm>
Essa empresa, que nos tempos de Lula teve os maiores lucros da história vendendo-nos um combustível bem caro, mas a pouco mais da metade do que nos é vendido hoje, será destruída aos poucos para dar lugar aos exploradores externos, e nós continuaremos pagando a conta bem mais caro.
DESMONTE DA PETROBRÁS
Desmonte da Petrobras: ruim para o país, excelente para o capital financeiro
04/08/2021 – da redação
A importância da Petrobras para a economia do país e os ataques que vem sofrendo foram o tema do Pauta Brasil desta quarta-feira, 4 de agosto. Para explicar as consequências deste desmonte o programa ouviu Henrique Jaeger e Alexandre Finamori, com mediação de Artur Araújo, da Fundação Perseu Abramo.
Alexandre Finamori é trabalhador da refinaria Gabriel Passos (MG) desde 2006, foi diretor de comunicação da FUP e hoje é coordenador do Sindipetro/MG. Para ele, “a história da Petrobras está ligada à história do nosso país, deveria apontar para o futuro e mostrar para onde iríamos”. Rompimento de barreiras tecnológicas, pré-sal e os interesses de grandes conglomerados para se aproveitarem da empresa foram comentados por Finamori, que também lembrou a ação da Operação Lava Jato contra a Petrobras e a destruição de várias empresas.
O petroleiro defendeu o direito a greve como forma de lutar contra os retrocessos e que a lógica atual da empresa não apresenta projeto de futuro, “além de lucros para acionistas estrangeiros, qual o projeto de país a longo prazo?”, questionou.
Henrique Jaeger é economista, ex-presidente da Fundação Petrobras de Seguridade Social (Petros). Pesquisador do Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (Ineep). Ele lamentou que o viés atual da empresa não seja o desenvolvimento. “No que se refere à refino, que é sinônimo de integração nacional, podemos ver as propostas de desconstrução, uma volta ao debate dos anos 1950”, explicou.
As vendas de refinarias e todas consequências para produção, distribuição e desenvolvimento interno foram abordadas por Jaeger, que também lamentou as vendas com valores baixos, “realizadas no pior momento do planeta, com as desvalorizações de ativos por causa da pandemia. Foram negócios ruins, em momento ruim”, disse. “É um segmento muito importante, tem um peso muito grande na economia brasileira, e tem capacidade de mobilizar recursos e gerar empregos num momento como este. “É preciso resistir”, falou
Os investimentos dos governos Lula e Dilma, os desmontes promovidos por Bolsonaro, produção (e distribuição) de gás, o ‘passeio do petróleo’ e o ciclo produtivo dos derivados em outros países, a história da Petrobras e novas fontes de energia foram temas do Pauta Brasil.
https://www.youtube.com/watch?v=7srk1mSe2Vw
Pauta Brasil receberá especialistas, lideranças políticas e gestores públicos para discutir os grandes temas da conjuntura política brasileira. Os debates serão realizado nas segundas, quartas e sextas-feiras, sempre às 17h, e serão transmitidos ao vivo pelo canal da Fundação Perseu Abramo no YouTube, sua página no Facebook e perfil no Twitter, além de um pool de imprensa formado por DCM TV, Revista Fórum, TV 247 e redes sociais do Partido dos Trabalhadores.
O novo programa substitui oObserva Br, programa que era exibido nas quartas e sextas-feiras, às 21h.
<https://fpabramo.org.br/2021/08/04/desmonte-da-petrobras-ruim-para-o-pais-excelente-para-capital-financeiro/>
Ver mais POLÍTICA BRASILEIRA