5 de julho
Dia da Gastronomia Mineira
Saiba a origem do dia que celebra a nossa cozinha mineira, festivais gastronômicos por Minas Gerais e muito mais!
Quem é mineiro tá acostumado com a mesa farta, a voltar do interior sempre trazendo alguma iguaria ou especialidade que o pessoal prepara com tanto carinho, a rodear a cozinha e ficar beliscando a comida ainda sendo preparada.
A cozinha mineira além de estar entranhada em nosso DNA, é sem dúvida, um dos maiores tesouros e, embora a gente saiba que todo dia é dia de comida mineira, não é à toa que ela ganhou um dia só dela: entenda porque hoje é dia de comemorar!
Vamos falar também dos incríveis festivais gastronômicos que acontecem por Minas Gerais. Prepare-se para uma verdadeira viagem ao paraíso dos sabores, onde os pratos são fartos, os ingredientes frescos e a hospitalidade transborda em cada garfada.
É hora de descobrir o que faz da culinária mineira um verdadeiro patrimônio do nosso Brasil!
Por que dia 5 de julho?
Celebrado em 5 de julho, o Dia da Gastronomia Mineira surgiu em homenagem ao nascimento do escritor Eduardo Frieiro, autor de “Feijão, Angu e Couve – ensaio sobre a comida dos mineiros”. A data comemora, divulga e valoriza nossa cozinha, que nasceu principalmente da mistura das cozinha portuguesa, africana e indígena.
<www.minasgerais.com.br/pt/blog/artigo/dia-da-gastronomia-mineira>
Os principais pratos da comida típica de Minas Gerais
(Imagens no vídeo)
Com o passar do tempo, essa culinária foi sendo incrementada e resulta no que, hoje, é uma infinidade de sabores que remetem a cultura e a história de Minas Gerais.
Se você está curioso para saber quais são os principais pratos da comida mineira, segue uma lista com 25 pratos da comida típica de Minas Gerais.
1- Tutu de Feijão
Um receita de comida típica de Minas Gerais é o Tutu de Feijão.
Ele é um prato feito com feijão cozido, refogado com temperos e alho, e engrossado com farinha de mandioca. Também pode ser acompanhado por arroz, couve e carne.
2- Torresmo
O torresmo é uma comida mineira bem típica. Ele nada mais é que pedacinhos crocantes de pele de porco fritos até ficarem dourados e crocantes.
É uma iguaria popular, muitas vezes servida como aperitivo, mas também é parte de várias receitas, como feijão-tropeiro, feijoada e caldos quentes diversos.
3- Caldos (mandioca, feijão e abóbora)
Caldos de feijão, de mandioca e de abóbora são pratos típicos mineiros, muito nutritivos e saborosos. Os três caldos ficam uma delícia, misturado a folha de cebolinha e torresmo.
Todos podem ser servidos como sopa ou como acompanhamento para outros pratos, como arroz, carne e legumes. Além disso, são uma comida típica de Festa Junina em Minas Gerais.
4- Feijão tropeiro
Receita originada dos tropeiros (condutores de tropas de mulas) durante suas viagens, é também uma comida típica do norte de Minas.
O feijão-tropeiro combina farinha, carne e ovos ao feijão, resultando em uma iguaria de sabor distinto.
Experimente essa iguaria em um dos milhares de restaurantes da cidade de Tiradentes, um dos maiores redutos gastronômicos do estado!
5- Farofa de Feijão de Andu
A farofa de feijão-andu é uma comida mineira que combina a textura crocante da farinha de mandioca com o sabor suave do feijão-andu seco.
Quando verde, pode ser consumido como um tipo de ervilha em saladas.
6- Leitão a pururuca
O leitão à pururuca é um prato típico da culinária mineira, feito com um leitão inteiro assado no forno até que a pele fique crocante e dourada. É geralmente servido com arroz, feijão e farofa.
7- Fígado com Jiló
O fígado com jiló é uma comida típica de Minas Gerais feita com fígado de boi, jiló, cebola, alho, sal, pimenta e outros temperos. Ele é geralmente servido com arroz e feijão.
Caso queira experimentar um delicioso e tradicional fígado com jiló mineiro, vá até o Mercado Central, localizado em Belo Horizonte, e se delicie!
8- Vaca Atolada
A Vaca Atolada é uma receita de comida típica de Minas Gerais feita com costelas bovinas cozidas com mandioca, resultando em um prato saboroso e reconfortante.
9- Ora pro Nobis
O Ora pro Nobis é outro prato característico de Minas Gerais que envolve o uso de uma planta de mesmo nome.
Ela é bem mais utilizada no interior do estado, na culinária tradicional. É pouco conhecida em outras partes do Brasil, e até mesmo na capital Belo Horizonte nem todo mundo já provou.
Mas a Ora-pro-nobis vem sendo cada vez mais utilizada na cozinha de todo Brasil, ganhando mais espaço como uma PANC (planta alimentícia não-convencional).
No preparo, as folhas dessa planta são refogadas com alho, cebola e outros temperos, resultando em um prato hiper saboroso.
10- Frango ao Molho Pardo
Imagina só: você está em Minas Gerais e quer provar algo bem autêntico, certo? Logo de cara vão te dizer: frango ao molho pardo!
Essa receita nada mais é que um frango cozido em um molho super escuro e denso, feito com sangue de galinha, vinagre, alho e vários temperinhos deliciosos.
O molho pardo é bem encorpado e gruda na carne, o que dá um sabor bem único. Geralmente ele é servido com arroz branco para combinar.
Uma dica de restaurante para provar dessa iguaria mineira é o Maria das Tranças, em Belo Horizonte.
11- Frango com Quiabo
O frango com quiabo é outra receita tipicamente mineira. Ela é uma combinação clássica de frango cozido com quiabo, temperos e acompanhamentos como arroz e angu.
12- Pão de Queijo
O pão de queijo é, definitivamente, o queridinho do estado!
Imagina um bolinho dourado por fora e macio por dentro, cuja massa é elaborada com polvilho e queijo, resultando em um sabor único e irresistível. E, claro, muito queijo! Imagem de marcioshaffer por Pixabay
A história por trás dessa iguaria começou no período colonial, na mistura do queijo trazido pelos colonizadores com o polvilho, derivado da mandioca (apresentada pelos povos indígenas).
E assim, com o tempo, nasceu essa maravilha que hoje conquista todo mundo!
13- Canjiquinha
A Canjiquinha é um prato típico que faz parte da rica tradição culinária mineira.
A canjiquinha é feita de farinha de milho quebrado. Durante seu preparo, é cozida com carne de porco, temperos (como pimenta) e, muitas vezes, acompanhada de couve refogada.
É uma combinação de sabores que remete à autenticidade e ao calor da cozinha mineira.
14- Queijo Canastra
Produzido na Serra da Canastra, o Queijo Canastra é, definitivamente, um tesouro gastronômico de Minas Gerais.
Esse queijo artesanal é famoso por sua personalidade única e sabor marcante. Sua textura rústica e aroma pronunciado são resultados do cuidadoso processo de fabricação, que envolve leite cru e uma técnica tradicional de cura.
O queijo canastra é um reflexo autêntico da tradição mineira. Tanto que em maio de 2008, recebeu o título de patrimônio cultural imaterial brasileiro.
15- Queijo Minas
Se você está se preparando para explorar Minas Gerais, não deixe de experimentar o Queijo Minas, uma verdadeira joia da gastronomia local.
Este queijo fresco e suave é uma tradição profundamente enraizada na região. Feito a partir de leite fresco, o Queijo Minas tem uma textura delicada e um sabor levemente adocicado.
É incrivelmente versátil, podendo ser saboreado puro, com goiabada (na famosa combinação Romeu e Julieta) ou utilizado em pratos salgados.
16- Pastel de Angu
O pastel de angul é outro dos pratos de comida típica de Minas Gerais. São pasteizinhos recheados, onde a massa é feita de angu (farinha de milho) e o recheio pode variar, sendo o mais comum, com carne. Ele é similar a uma polenta frita, crocante e bem sequinha. Muito gostoso!
17- Pão com Linguiça
Nas estradas de Minas, é um prato que está sempre presente nos restaurantes de beira de estrada. É um sanduíche simples, mas saboroso, feito com linguiça grelhada dentro do pão.
18- Pastel de Umbigo de Banana
O Pastel de Umbigo de Banana é uma receita de comida típica de Minas Gerais, muito comum na região do Morro do Pilar, na região turística da Serra do Cipó.
Para fazer o recheio da pastel são utilizados o umbigo de banana-verde, aquela parte vermelha, carne moída, meia cebola grande picada e alho. O umbigo é cortado em rodelas e colocado para ferver. Seu gosto é similar ao palmito, é uma delícia!
19- Paçoca de Carne
A Paçoca de Carne é uma comida típica do norte de Minas e é originada da época dos tropeiros.
O prato reúne a farinha de mandioca do índio com a carne seca aprendida a ser preparada com os portugueses. É possível incrementá-la com banana-da-terra fatiada e frita na manteiga.
20- Doce de Figo
O doce de figo em Minas Gerais é uma tradição culinária artesanal e é presença constante nas sobremesas dos mineiros
O doce de figo é feito com figos maduros, cozidos a fogo baixo junto ao açúcar. É comum adicionar raspas de limão para ficar mais saboroso e melhorar a conservação.
21- Doce de Casca de Laranja
O doce de casca de laranja em Minas Gerais é uma tradição culinária e presença constante nas sobremesas dos mineiros.
Feito a partir das cascas de laranja, o processo envolve cortar, ferver e caramelizar as cascas para obter um equilíbrio entre doçura e citricidade.
22- Doce de Leite
O doce de leite é uma sobremesa feita a partir do leite, apresentando uma textura cremosa e um sabor característico. Pode ser apreciado puro, usado como cobertura e recheio de doces.
Em Minas Gerais, existem marcas bastante famosas, como o tradicional Doce de Leite Viçosa, marca eleita 10 vezes como o melhor doce de leite do Brasil.
23- Goiabada Cascão
Outra comida típica mineira é a Goiabada Cascão. Ela tem uma textura densa e consistente, que a torna uma opção incrível tanto para ser degustada pura quanto em combinações de sabores (Romeu e Julieta, com queijo).
A casca da goiaba é deixada na preparação, o que dá à goiabada um sabor mais intenso e uma cor mais escura.
24- Cachaça de Minas
A cachaça (aguardente de cana-de-açúcar) produzida em Minas Gerais é famosa por sua qualidade e variedade, sendo utilizada em diversos coquetéis e na preparação de pratos.
A cachaça mineira é Patrimônio Histórico e Cultural e tem até data comemorativa: domingo, dia 21 de maio.
Entre as mais famosas eu posso citar a Seleta Antônio Rodrigues, Anísio Santiago, Canarinha Salinas e Indaiazinha.
25- Cervejas Artesanais Mineiras
Cervejas artesanais são produzidas em menor escala por cervejeiros independentes, usando ingredientes de qualidade e fermentação prolongada para sabores mais ricos.
Minas Gerais é líder nesse mercado, com mais de 200 cervejarias, oferecendo estilos tradicionais e inovadores.
Nos arredores da capital, você pode visitar as fábricas da Krug Bier, Läut, Verace e Lagoon Beer. No interior do estado, também há diversas marcas, como a Cervejaria 3 Orelhas, que provamos em Gonçalves MG.
<https://www.fuiserviajante.com/minas-gerais/comida-mineira/>
Ver mais COMEMORAÇÕES, FATOS E MITOS