DIA DA RAÇA PORTUGUESA

10 de junho


10 de junho de 2020
 

O 10 de Junho e o dia da “raça portuguesa”

Num momento em que se discute o racismo é bom olharmos para trás e para “o dia da Raça” celebrada no Estado Novo. Este conceito surge nos anos 40 do século passado, num momento em que as raças não se referiam à cor da pele.

No dia 10 de Junho, comemora-se o dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. A data é feriado nacional, onde ocorrem sempre grandes paradas militares, discursos sobre a diáspora portuguesa, elogios à universalidade da nossa língua e condecorações daqueles que se distinguiram a nível nacional em diversos domínios. O feriado condensa vários símbolos que se alteraram ao longo dos tempos. No século XIX começou a comemorar-se o 10 de Junho como o dia do aniversário de Luís de Camões.

<https://www.sabado.pt/opiniao/convidados/antonio-ventinhas/detalhe/o-10-de-junho-e-o-dia-da-raca-portuguesa>

Não me lembro de ter visto na história uma época em que a cor da pele não fosse um dos fatores principais a distinguir raças.  A Bíblia já fala dos descendentes de Cão como “raça de servos”, e os povos que dizem descender de Cão são africanos. Hoje é que, sob o pretexto de combate ao racismo, alguns afirmam que raças humanas não existem.  Combater o a racismo é, sim, importante, mas tentar convencer que raças humanas não existem não me parece algo dentro da lógica.   As características que distinguem raças de cães, gatos, bois, etc. na maioria das vezes não são maiores do que as que distinguem um africano de um asiático e de um caucasiano.  

Uma análise genética concluiu:

A Luiza Brunet tem 80% de ancestralidade européia, 15,5%, quase 16% de ancestralidade ameríndia. É bastante significativo”, afirma o doutor Sérgio”. (Fantástico, 06/08/2006). A cantora Ivete Sangalo: “européia 99,2%, ameríndia 0,4% e africana 0,4%” (Idem). Se há diferenças humanas suficientes para determinar percentagem indígena, européia e africana, o que isso quer dizer? Se dissermos que um boi tem certa percentagem de gir, um tanto de nelore e mais um pouco de caracu, dizemos que ele tem uma mistura de três raças. Por que os diferentes grupos bovinos são raças, e os nossos não o seriam? Só porque isso alimentaria os argumentos dos racistas?

Ver sobre RAÇAS HUMANAS.

Ver mais FATOS, MITOS E COMEMORAÇÕES

Compartilhe este conteúdo:
WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
Pinterest