12 de junho
O dia 12 de junho é o dia nacional e internacional de combate ao trabalho infantil. Essa data é uma oportunidade para sensibilizar, informar, debater e dar destaque ao combate a essa violação de direitos de crianças e adolescentes. Assim, precisamos potencializar nossos esforços para acelerar a erradicação do trabalho infantil no Brasil. O MDS, por meio da Secretaria Nacional de Assistência Social, tem promovido o fortalecimento de uma agenda intersetorial de combate ao trabalho infantil, integrando ações das políticas públicas de Assistência Social, Educação, Saúde, Direitos Humanos e Trabalho (fiscalização e aprendizagem).
Em 2015, a campanha do dia 12 de junho adotou a orientação da OIT de Genebra de vincular o esforço de erradicação do trabalho infantil, destacando a importância da educação de qualidade como fator estratégico de combate ao trabalho de crianças e adolescentes. Para tanto é preciso garantir que a educação formal de qualidade, aliada às ações da proteção social, contribuam de forma efetiva para a superação do ciclo intergeracional de pobreza.
<http://blog.mds.gov.br/redesuas/12-de-junho-dia-nacional-e-mundial-de-combate-ao-trabalho-infantil/>
Onde e quando nasci não havia lei de combate ao trabalho infantil, e achávamos normal crianças trabalharem. Lembro-me de ter começado a trabalhar muito cedo. Trabalhava na lavoura junto com os adultos. Lembro que um dos meus livros continha uma poesia que dizia:
“Criança forte e sadia,
risonha alegre e corada,
que trabalha e não vadia
é por todos estimada”.
A ideia no interior era essa. Todos achavam que a criança precisa começar a trabalhar cedo para ser uma pessoa responsável no futuro.
Ver mais FATOS, MITOS E COMEMORAÇÕES