12 de Julho
O Dia do Engenheiro Florestal é celebrado em 12 de julho.
A escolha desta data é uma homenagem a São João Gualberto, que morreu em 12 de julho de 1073. Esse santo foi um monge italiano que dedicou toda a sua vida ao cultivo de bosques florestais durante o século X e, por isso, ele foi consagrado pelo Papa Pio XII como o “Protetor dos Florestais”.
Qual a função e como se tornar Engenheiro Florestal?
Os engenheiros florestais são profissionais que se dedicam ao planejamento e análise dos ecossistemas florestais, promovendo as suas preservações de modo sustentável.
Os interessados em seguir a profissão de Engenheiro Florestal deverão concluir um curso de ensino superior nesta área, que dura em média 5 anos. Aliás, no Brasil, o primeiro curso de Engenharia Florestal foi criado em 1960, em Viçosa, Minas Gerais.
<https://www.calendarr.com/brasil/dia-do-engenheiro-florestal/>
“A profissão de Engenheiro Florestal garante o manejo adequado de recursos florestais e, segundo a Resolução nº 218, de 29 de junho de 1973 do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea), compete a este profissional o desempenho das atividades 01 a 18 do artigo 1º desta Resolução, referentes à engenharia rural; construções para fins florestais e suas instalações complementares, silvimetria e inventário florestal; melhoramento florestal; recursos naturais renováveis; ecologia, climatologia, defesa sanitária florestal; produtos florestais, sua tecnologia e sua industrialização; edafologia; processos de utilização de solo e de floresta; ordenamento e manejo florestal; mecanização na floresta; implementos florestais; economia e crédito rural para fins florestais; seus serviços afins e correlatos.”
<https://www.conselhoemrevista.inf.br/florestal-ed-145>
Ver mais COMEMORAÇÕES, FATOS E MITOS