29 de dezembro
“Como muitas outras tradições envolvendo gastronomia espalhadas pelo mundo, o nhoque da fortuna tem origem na Italiana. Reza a lenda que, em uma noite de 29 de dezembro, São Pantaleão, um santo católico vivido no século IV, perambulou maltrapilho por um vilarejo da Itália.
Com muita fome, ele bateu à porta da casa de uma família numerosa e com pouca comida na mesa. Apesar disso, o patriarca dessa família fez questão de dividir o jantar com o desconhecido.
E adivinha o que pai, mãe e cada um dos filhos do casal estavam comendo? Sim, dividiram o que estavam comendo: nhoque! Para dividir com São Pantaleão a pouca quantidade que tinham, a família teve de se contentar com sete pedacinhos de massa para cada um. Após comer e agradecer a acolhida, São Pantaleão se foi.
Quando foi tirar a mesa, o patriarca descobriu que havia um monte de dinheiro embaixo dos pratos. Por isso, todo dia 29 é Dia do gnocchi della fortuna (ou nhoque da sorte)!
Quem quiser ir mais a fundo na tradição, além de comer nhoque no dia 29, o ritual manda primeiro colocar dinheiro sob o prato, depois, come-se os primeiros sete pedacinhos de nhoque em pé, fazendo um pedido para cada um deles. Aí, então, reunida à mesa, a família se senta para e comer à vontade.
<https://www.famigliafacin.com.br/post/dia-29-nhoque-da-sorte>
Já que a maioria das coisas que se comemoram são lendas mesmo, e que, como dizem, o que engorda você não é o que você come entre o natal e o reveillon, mas o que come entre o reveillon e o natal, não faz mal comemorar comendo nhoque (gnocchi) no dia 29 de dezembro.
Ver também
Ver mais FATOS E MITOS E COMEMORAÇÕES