DIA MUNDIAL DO PÃO

Ele agrada quase todo mundo.

Você também gosta?

Toque nele.

.

.

.

.

.

.

.

“Um cacetinho, por favor”. “Gostaria de um pão de trigo”. “Me vê um pão de sal?” Você provavelmente já falou alguma dessas frases na padaria – dependendo da região onde mora. O pão é um dos alimentos mais amados pelo brasileiro e possui apelidos carinhosos em vários estados.

Nesta sexta-feira (16/10) comemora-se o Dia Mundial do Pão. A data foi instituída em 2000, em Nova York, pela União Internacional de Padeiros e Afins, para homenagear este que é um dos alimentos mais populares nas mesas de todo o mundo, e que se adapta às diferentes culturas e hábitos diários.

<https://www.metropoles.com/gastronomia/dia-mundial-do-pao-veja-15-curiosidades-sobre-o-alimento>

“É estimado que o pão tenha surgido há 12 mil anos, na Mesopotâmia, juntamente com o cultivo do trigo. Os pães eram feitos de farinha misturada com o fruto do carvalho. Os primeiros pães eram achatados, duros, secos e muitos amargos. Para ser ingerido, o pão era lavado várias vezes em água fervente e depois era assado sobre pedras ou embaixo de cinzas.

O primeiro pão assado em forno de barro foi há 7000 a.C. no Egito, onde, mais tarde, descobriram o fermento. O pão chegou a Europa em 250 a.C., sendo preparado em padarias, mas, com a queda do Império Romano, esses estabelecimento fecharam e o pão teve de ser feito em casa. Somente a partir do século XII, a França começou a melhorar a produção desse alimento e, então no século XVII, o país se destacou como centro mundial de fabricação de pães.

No Brasil, o pão começou a ser popular no século XIX, apesar de ser conhecido desde os colonizadores. Os pães feitos no Brasil eram escuros, enquanto na França ele tinha miolo branco e casca dourada. O pão francês, que tanto é usado no Brasil, não tem muito a ver com os verdadeiros pães franceses, pois a receita desse pão no Brasil só surgiu no início do século XX e difere do pão europeu por conter um pouco de açúcar e gordura na massa.”

<ttps://brasilescola.uol.com.br/curiosidades/pao-na-historia.htm>

O pão se tornou tão comum, que virou sinônimo de alimento.   A expressão “o pão nosso de cada dia” já não se restringe ao pão, mas a tudo que comemos cotidianamente.

Eu até já disse que, se o Cristianismo tivesse originado no Brasil, talvez a oração de Jesus contivesse a expressão “o feijão com arroz nosso de cada dia”.  Mas aqui o pão é também esse alimento tão popular, e a variedade de pão é grande. 

CURIOSIDADES SOBRE O PÃO

Ver mais FATOS E MITOS E COMEMORAÇÕES

Compartilhe este conteúdo:
WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
Pinterest
Veja também