DIA INTERNACIONAL DA CRIANÇA AFRICANA

16 de junho

No dia 16 de junho, celebramos o Dia Internacional da Criança Africana, uma data instituída pela Organização da Unidade Africana em 1991, em memória dos trágicos acontecimentos do massacre de Soweto, ocorrido em 1976 na cidade de Joanesburgo, África do Sul. Naquele dia, milhares de estudantes se reuniram para protestar pacificamente contra a baixa qualidade do ensino e a imposição do idioma africâner, falado apenas por uma minoria branca. A repressão brutal da polícia resultou em centenas de mortos e feridos, muitos deles crianças e jovens entre 10 e 20 anos.

Essa data é um marco de reflexão sobre a proteção das crianças contra todas as formas de violência e a importância de uma educação de qualidade que respeite a cultura e a história das crianças africanas. É também um momento de conscientização mundial em prol dos jovens africanos, visando construir um futuro onde histórias de violência e repressão não se repitam.

<https://aliancasocial.org/16-de-junho-dia-internacional-da-crianca-africana/>

A colonização europeia arrasou o continente africano.  O Massacre de Soweto é apenas um exemplo do que os cristãos europeus fizeram com os povos de suas colônias.  Hoje, entretanto, a situação parece ainda pior.  Os grupos islâmicos que atuam em vários desses países impõem o terror torturando e matando pessoas não muçulmanas constantemente.   E os terroristas não têm um mínimo de compaixão por crianças, como se vê em ação violenta do Boko Haram na Nigéria.    Assim, o Dia Internacional da Criança Africana não tem o que comemorar, é um dia para chamar a atenção para o drama da criança na maioria desses países.

Ver mais COMEMORAÇÕES, FATOS, MITOS

Compartilhe este conteúdo:
WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
Pinterest
Veja também