
Imagine, o sonho de paz de John Lennon é muito bonito. E ele não era o único a pensar assim. Mas, colocar isso em prática não seria fácil.
“Dia Internacional da Paz é celebrado em 21 de Setembro, foi declarado pela ONU em 30 de novembro de 1981.
Em 21 de Setembro de 2006, por ocasião do Dia Internacional da Paz, Kofi Annan afirmou: Há vinte e cinco anos, a Assembleia Geral [da ONU] proclamou o Dia Internacional da Paz como um dia de cessar-fogo e de não violência em todo o mundo. Desde então a ONU tem celebrado este dia, cuja finalidade não é apenas que as pessoas pensem na paz, mas sim que façam também algo a favor da paz.”
| IMAGINE John Lennon Imagine there’s no heaven It’s easy if you try No hell below us Above us only sky Imagine all the people Living for today Imagine there’s no countries It isn’t hard to do Nothing to kill or die for And no religion too Imagine all the people Living life in peace You may say I’m a dreamer But I’m not the only one I hope some day You’ll join us And the world will be as one Imagine no possessions I wonder if you can No need for greed or hunger A brotherhood of man Imagine all the people Sharing all the world You may say, I’m a dreamer But I’m not the only one I hope some day You’ll join us And the world will live as one | IMAGINE Imagine que não há paraíso É fácil se você tentar Nenhum inferno abaixo de nós Acima de nós apenas o céu Imagine todas as pessoas Vivendo para hoje, Imagine que não exista países. Não é difícil de fazer Nada para matar ou morrer E nenhuma religião também Imagine todas as pessoas Vivendo a vida em paz! Você pode dizer Eu sou um sonhador. Mas eu não sou o único, Espero que um dia Você vá se juntar a nós E o mundo viverá como um único. Imagine não haver posses Eu me pergunto se você pode Não precisar de ganância ou fome, Uma irmandade dos homens Imagine todas as pessoas Compartilhando o mundo todo Você pode dizer Eu sou um sonhador Mas eu não sou o único Espero que um dia Você vai se juntar a nós E o mundo viverá como um único |
Uma das proposta de Lennon para a paz é “no religion”, sem religião. E por que essa proposta? Porque nada há mais nocivo à paz do que a religião. Religiosos só admitem uma coisa: que o mundo todo obedeça o que eles acreditam ser vontade do deus deles. Os deuses dos outros são falsos, e os adoradores de deuses falsos devem ser eliminados. Assim, onde a religião chega ao poder político, busca-se a paz impondo o terror a todos que pensam diferentemente.
O reino eterno de paz previsto pelos profeta judeus, tanto o que deveria vir depois da queda da Assíria (Miquéias, 5: 2-15), quanto o que deveria ser estabelecido após a queda de Babilônia (Isaías, 65: 17-25), e o que viria após a vitória de Judas Macabeu (Daniel, 8 a 12), assim como o que eles devem estar esperando até hoje, seria o mundo inteiro adorando Yavé e “vingança sobre as nações que não obedeceram.” (Miquéias, 5: 2-15). Quanto ao Cristianismo, temos a Idade Média como exemplo, e, quanto ao Islamismo, vemos o que ocorre hoje em países onde a lei é islâmica.
Sem religião, sem inferno e sem paraíso, já estaríamos evitando uma porção de guerras que ocorrem hoje. Sem divisão de países, será que completaríamos os requisitos pela paz? Sem posses, não sei se isso seria possível. Nos lugares onde procuraram acabar com as posses, não houve melhora para o povo. A possibilidade de possuirmos alguma coisa é um incentivo muito importante. Acho a maior das utopias imaginar que acabar com as posses possa trazer paz.
Para exemplos da atualidade, ver A PAZ DAS RELIGIÕES.
Ver mais FATOS E MITOS E COMEMORAÇÕES