Reportagem de agosto de 2019 mostra o quanto o golpe do impeachment trouxe disparidade social no Brasil.
Essa disparidade gerada pela reforma trabalhista e outras medidas de Temer aprofundou-se no governo de Bolsonaro.
No governo Temer, a desigualdade tornou-se a pior dos últimos 30 anos, tendo o desemprego como a principal causa. A metade mais pobre da população já estava ganhando 17% a menos, enquanto 1% dos mais ricos estavam ganhando 10,1% a mais.
Mais de 23 milhões de pessoas, quase 12% da população brasileira, estavam em situação em situação de pobreza; e 6 milhões de brasileiros estavam sem rendimento nenhum.
Em agosto de 2019, já o país já acumulava 17 trimestres seguidos de aumento da desigualdade, o que remontava ao início do golpe do impeachment.
Bolsonaristas usam a pandemia como desculpa para a tragédia daquele governo. Mas essa reportagem mostra o quanto a economia estava já despencando antes da pandemia. E os números mostraram que o resultado da pandemia no Brasil foi um dos piores do mundo. Isso demonstra que, ainda que não tivesse ocorrido a pandemia, o governo de Bolsonaro seria um desastre como foi. Uns poucos enriquecendo e a maioria da população cada vez mais pobre. E, por incrível que pareça, ainda há muitos pobres apoiando-o. Parece até que gostam de sofrer.
Ver mais POLÍTICA