Eis algumas comparações encontradas entre os oito anos de governo FHC e os oito anos de governo LULA.
A política não deve ser analisada pelas promessas e intenções, mas pelas realizações. Não se pode julgar um político na hora de votar com o coração (símbolo das campanhas vitoriosas de Paulo Maluf), mas com a cabeça. O que faz um político não é o futuro e nem o passado de questões pessoais, mas o passado de realizações políticas.
Dilma Rousseff participou ativamente de quase 8 anos do governo Lula, que estabeleceu políticas diferenciadas em relação ao governo anterior, de FHC. Os resultados podem ser vistos abaixo. É por isso que esse blog, Educação Política, é um blog isento ao mostrar essas diferenças.
Não é possível o jornalismo ser acrítico com relação às incapacidades administrativas de políticos. Se o partido PSDB e José Serra fizeram muito pouco, eles não podem ter um tratamento jornalístico igual ao político e partido que realizaram. É preciso mostrar que o PSDB no governo não fez praticamente nada e, por isso, serviu adequadamente aos grandes interesses que desejam continuar usufruindo das benesses do poder e sustentando a desigualdade social que perdura 500 anos.
O governo do PT/Lula e Dilma Rousseff com certeza poderia ser melhor, mas foi absurdamente superior ao governo do PSDB, como qualquer um pode observar nos números abaixo, recebidos de uma amiga navegante. Enquanto não surgir uma nova força política (de sustentação popular) com utopia necessária para desbancar o PT, agrade ou não, é o que o Brasil tem para obter melhores resultados.
Portanto, não se tem bola de cristal, mas mostrar que a possibilidade de um governo Dilma Rousseff ser muito superior ao de seu principal adversário, José Serra, é uma imposição ética do jornalismo. É por isso que o blog Educação Política tenta mostrar a política pelos fatos.
Os órgãos da grande imprensa que só mostram o lado bom de políticos ruins não são simplesmente tendenciosos, mas lobistas de interesses econômicos e financeiros próprios, porque ninguém é tão estúpido. Veja os dados clicando a seguir e desconfie da estupidez.
Comparar não ofende:
FHC: SERRA; ZÉ PEDÁGIO – LULA: DILMARisco Brasil: FHC 2.700 pontos – LULA 200 pontos
Salário Mínimo: FHC 78 dólares – LULA 210 dólares
FHC Nada – LULA Copa do mundo e olimpíadas.
Dólar: FHC R$ 3,00 – LULA R$ 1,78
Dívida FMI: FHC Não mexeu – LULA Pagou e emprestou
Indústria naval: FHC Não mexeu – LULA Reconstruiu
Universidades Federais Novas: FHC Nenhuma – LULA 10
Extensões Universitárias: FHC Nenhuma – LULA 45
Escolas Técnicas: FHC Nenhuma – LULA 214
Valores e Reservas do Tesouro Nacional: FHC -185 Bilhões de Dólares Negativos – LULA 230 Bilhões de Dólares Positivos
Créditos para o povo/PIB: FHC 14% – LULA 34%
Estradas de Ferro: FHC Nenhuma – LULA 3 em andamento
Estradas Rodoviárias: FHC 90% danificadas – LULA 70% recuperadas
Industria Automobilística: FHC Em baixa, 20% – LULA Em alta, 30%
Crises internacionais: FHC 4, arrasando o país – LULA Nenhuma, pelas reservas acumuladas
Cambio: FHC Fixo, estourando o Tesouro Nacional – LULA Flutuante: com
ligeiras intervenções do Banco CentralTaxas de Juros SELIC: FHC 27% – LULA 11%
Mobilidade Social: FHC 2 milhões de pessoas saíram da linha de pobreza –
LULA 23 milhões de pessoas saíram da linha de pobrezaEmpregos: FHC 780 mil – LULA 11 milhões
Investimentos em infraestrutura: FHC Nenhum – LULA 504 Bilhões de reais
previstos até 2010Mercado internacional: FHC Brasil sem crédito – LULA Brasil reconhecido
como investment gradePolítica e respeito internacional: FHC Ministro de Estado obrigado a tirar os sapatos em revista pessoal no aeroporto de Washington – LULA Considerado “o cara” por Obama (prêmio Nobel da paz) e consultado pelos líderes das grandes potências mundiais nas grandes questões econômicas, sociais e políticas doplaneta, além de ser considerado o maior político da atualidade por “algumas” grandes publicações internacionais (Le Monde, Le Figaro,The Washington Post, etc.).
(http://glaucocortez.com/2010/04/20/comparar-nao-ofente-veja-diferencas-entre-governos-do-psdb-e-do-pt-e-saiba-porque-educacao-politica-e-um-blog-com-isencao/)
Geração de empregos, PIB per capita, desflorestamento, miséria no Brasil, universidades, durante os dois governos.
(http://www.fabiosalvador.com.br/)
Há um ditado popular que diz: “Dos males, o menor”. Muitas vezes ficamos insatisfeitos com o quanto Lula mudou ao chegar lá. Mas, comparando as coisas, acho que não devemos retroceder.
Ver mais POLÍTICA E ECONOMIA