“A palavra mais correta e socialmente aceita é história, sendo essa a forma preferencial. A palavra estória aparece em dicionários e no vocabulário ortográfico da Academia Brasileira de Letras mas não é unanimemente aceita.
Há quem defenda que devemos utilizar o termo história para a narração de fatos documentados e situações reais sobre o passado da humanidade e o termo estória para a narração de fatos imaginários, de ficção.
Há, também, quem condene o uso da palavra estória. Visto a palavra história abranger os dois significados, consideram desnecessário o uso da palavra estória.
Diferença entre história e estória
História e estória têm sua origem na palavra grega historía. A forma estória também tem influência da palavra em inglês story. Estória é uma forma antiga da palavra história, que deveria ter caído em desuso.
Tal não aconteceu e esta palavra é utilizada atualmente não como sinônimo de história, mas para distinguir a história de fatos reais das histórias das fábulas e contos infantis.
Exemplos de diferenciação entre história e estória:
A história do Brasil se inicia com a chegada dos portugueses e vai até aos dias atuais.
Filha, hoje vou contar a estória da princesa inteligente e do príncipe sapinho.
Alguns defendem que não há razão para esta distinção porque a palavra história abrange as duas significações.”
Flávia Neves (Professora de Português)
<https://www.dicio.com.br/historia-ou-estoria/>
Segundo informa a professora,
“Estória é uma forma antiga da palavra história, que deveria ter caído em desuso“,
Mas
“Tal não aconteceu e esta palavra é utilizada atualmente não como sinônimo de história, mas para distinguir a história de fatos reais das histórias das fábulas e contos infantis.”
Assim sendo, eu prefiro continuar usando as duas palavras. Acho melhor para distinguir as duas coisas, e poder dizer: “Isso não é história, é estória“. rs