HORÁRIO POLÍTICO GRATUITO

Por os candidatos de grandes partidos têm mais tempo no horário político gratuito? Há um motivo razoável para isso?

Na eleição de 2010, os tempos dos candidatos ficaram assim:

A coligação “Para o Brasil seguir mudando”, da candidata do PT à Presidência, Dilma Rouseff, terá 10 minutos e 38 segundos de cada um dos dois blocos de 25 minutos do horário eleitoral gratuito que irá ao ar a partir do próximo dia 17, terça-feira, na TV e no Rádio.

O horário eleitoral funciona como uma espécie de vitrine dos presidenciáveis para o eleitorado, que se informa, na maioria, por meio da TV e do Rádio. As inserções ocorrerão sempre às terças, quintas e sábados até 30 de setembro. O tempo de TV e Rádio de cada coligação foi divulgado nesta quinta-feira, 12, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

José Serra (PSDB), da coligação “O Brasil Pode Mais”, ficou com o segundo maior tempo do horário: sete minutos e 18 segundos

Marina Silva, do PV, terá um minuto e 23 segundos. O PSOL, do candidato Plínio de Arruda Sampaio, terá um minuto e um segundo.

Os demais cinco candidatos à Presidência terão 55 segundos de tempo na TV e no Rádio. São eles: Rui Costa Pimenta (PCO), José Maria de Almeida (PSTU), José Maria Eymael (PSDC), Levy Fidelix (PRTB) e Ivan Pinheiro (PCB).

A ordem de aparição dos candidatos no horário eleitoral foi definida por sorteio, no início do mês, pelo Tribunal Superior Eleitoral, e ficou assim, seguindo do primeiro ao último: José Serra, Plínio de Arruda Sampaio, Rui Costa Pimenta, José Maria de Almeida, Dilma Rousseff, José Maria Eymael, Levi Fidelix, Marina Silva e Ivan Pinheiro.”

(Carol Pires, de Brasília (http://blogs.estadao.com.br/radar-politico/2010/08/12/dilma-tera-10-minutos-do-horario-eleitoral-serra-7-e-marina-1/)

Acho isso muito injusto“, comentou Luíza Storch, 12/08/201013:17. “Na minha opinião, todos os candidatos deveriam ter direito ao mesmo tempo no horário eleitoral!  Olha que diferença absurda: Dilma com 10 minutos e Marina com 1.
Tenho certeza de que quem tem consciência política e se interessa em conhecer melhor os candidatos não levarão em conta apenas o horário eleitoral.  Mas a verdade é que grande parte deste país, seja pelo motivo que for, não terá outra oportunidade de pesquisar para saber quem realmente são aqueles em quem estará votando. A igualdade deve estar presente também no horário eleitoral!
” (Idem).

Critica-se, com muita justiça, a democracia brasileira primitiva, porque só os que tivessem determinado patrimônio tinham direito a voto. E hoje?  O horário político não está seguindo a mesma lógica?  Os candidatos dos grandes partidos estão sempre levando a melhor, favorecendo a continuidade.  Mas, enquanto os pequenos reclamam da injustiça, para os que podem corrigi-la, que são os que estão no poder é interessante manter essa situação.  Por isso, a possibilidade de mudança continua bem remota.  

Compartilhe este conteúdo:
WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
Pinterest