“E disse Deus: Ajuntem-se as águas debaixo dos céus num lugar; e apareça a porção seca; e assim foi.
E chamou Deus à porção seca Terra; e ao ajuntamento das águas chamou Mares; e viu Deus que era bom.
E disse Deus: Produza a terra erva verde, erva que dê semente, árvore frutífera que dê fruto segundo a sua espécie, cuja semente está nela sobre a terra; e assim foi.E a terra produziu erva, erva dando semente conforme a sua espécie, e a árvore frutífera, cuja semente está nela conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom.
E foi a tarde e a manhã, o dia terceiro.” (Gênesis 1:9-13)
“Esse negócio de separação de águas não ficou bem“, concluiu o onisciente. “Vamos voltar com as águas para um só lugar como era antes.” E assim foi.
Dando prosseguimento à obra, mandou aparecer a porção seca. Lá no início diz a história que ele já tinha feito “no princípio” “o céu e a terra”. Aí é que concluímos que ela não foi criada no terceiro dia, já existia e estava submersa nas águas do “abismo”, um grande oceano. E nesse “dia terceiro”, ele fez a Terra aparecer, e “seca”, e mandou que produzisse os vegetais.
Outro entendido no assunto disse que Yavé “estendeu a Terra sobre as águas” (Salmos, 136: 6). Esqueçam essa ideia de “globo”, seus globalóides! rs
Ah, no princípio, está escrito que “a terra era sem forma e vazia”. Seria líquida? Ou seria um vácuo no fundo do abismo? rs

Ah, cadê o homem? No capítulo 2, diz que ele fez o homem antes mesmo de criar os vegetais!!! Parece que o cara da narrativa do capítulo 2 não é o mesmo do capítulo 1.
Fica a dúvida agora: o homem foi feito depois de todos os outros animais, ou antes dos vegetais?
Ver audiovisual
Continue em