Clique na imagem

Novembro é o nono mês do ano no calendário gregoriano, tendo a duração de 30 dias.
Na infância, eu me perguntava: por que nós chamamos de novembro o décimo-primeiro mês e não o nono? Setembro, outubro, novembro, dezembro não deveriam ser o sétimo, o oitavo, o nono e o décimo mês? Quando aprendi a ler, não tinha nenhuma fonte de pesquisa. O que ouvia no rádio era só propaganda direcionada pela ditadura da época, música e astrologia, que aumentava mais a minha curiosidade quando um astrólogo informava que a sétima casa zoodiacal começava em 23 de setembro, e a oitava casa, em 22 de outubro, e a nona e 22 de novembro. O que via de história era só sobre Portugal e a colonização brasileira, com umas poucas referências aos outros colonizadores como Inglaterra, França, Espanha e Holanda. Assim, passei boa parte da vida sem saber por que é o nosso décimo-primeiro mês que tem o nome de novembro.
Novembro deve o seu nome à palavra latina novem (nove), dado que era o nono mês do antigo calendário romano, que começava em Março, esse antigo nono mês chamado de november, que evoluiu no português para novembro.
No calendário que deu o nome ao mês, este mês começava, não no ponto de hoje, mas por volta do dia 22 do mês atual, quando, ao olhar dos antigos caldeus, criadores da Astrologia, o Sol estava entrando na Constelação de Sagitário.
Ver mais FATOS E MITOS E COMEMORAÇÕES