Quem são os sete aliados que viraram réus com Bolsonaro por tentativa de golpe
Primeira denúncia aceita pelo Supremo Tribunal Federal (STF) descreve atuação do chamado ‘núcleo crucial‘, que inclui o ex-presidente. Primeira Turma foi unânime no julgamento desta quarta-feira (26).
Por Redação g1, TV Globo — Brasília
26/03/2025 13h27 Atualizado há um dia
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria nesta quarta-feira (26) para tornar o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete aliados réus por tentativa de golpe de Estado em 2022 (veja os nomes abaixo). Os cinco ministros votaram para aceitar a denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR).
Os votos foram dos ministros Alexandre de Moraes (relator), Flávio Dino, Luiz Fux e Cármen Lúcia, Cristiano Zanin e Cármen Lúcia. Agora, os acusados passarão a responder a um processo penal — que pode levar a condenações com penas de prisão.
O g1 separou um perfil dos sete aliados de Bolsonaro e o os crimes que a PGR atribui a cada um dos acusados do “núcleo crucial”, isto é, o principal núcleo de atuação na trama golpista. Veja lista dos sete acusados, além dos perfis e detalhamentos:
- Alexandre Ramagem, ex-diretor da Abin;
- Almir Garnier, ex-comandante da Marinha;
- Anderson Torres, ex-ministro da Justiça;
- Augusto Heleno, ex-ministro do GSI;
- Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa;
- Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil de Bolsonaro;
- Mauro Cid, ex-ajudante de ordens da Presidência.
<https://g1.globo.com/politica/noticia/2025/03/26/quem-sao-os-sete-aliados-que-viraram-reus-com-bolsonaro-por-tentativa-de-golpe.ghtml>

Ver mais outros POLITICA BRASILEIRA