A palavra deus originalmente tinha o sentido de brilhante, indicando que, para aquele povo mais antigo, as divindades eram o Sol e outros astros que avistavam.
“Do latim deus, daus, que significa “ser supremo” ou “entidade superior”.
A língua portuguesa foi a única que manteve o termo original em latim desta palavra.
Originalmente, a palavra latina que deu origem à “deus”, surgiu a partir do termo Proto-Indo-Europeu diw ou deiwos, que significa “brilhante” ou “celeste”.
A partir desta mesma raiz etimológica, surgiu o nome grego Zeus, considerado o “deus dos deuses”, de acordo com a mitologia grega.
Em algumas religiões monoteístas, como o catolicismo, por exemplo, Deus é considerado um nome próprio, pois, de acordo com esta doutrina, só existe um único deus no universo.
Já nas religiões politeístas – existência de vários deuses – deus é escrito com letra minúscula, pois representa apenas uma condição de “entidade ou ser superior aos humanos”.
<http://www.dicionarioetimologico.com.br/deus/>
Provavelmente, para esses proto-indo-europeus, o Sol, a Lua e as estrelas eram os seres supremos celestes que eles viam e denominaram deiwos = brilhante. E, no decorrer do tempo, chegou a nós como sendo, não aqueles astros, mas um imaginário criador de todas as coisas.