
Lula e Dilma tentaram tornar o Brasil autossuficiente em petróleo, e isso iria beneficiar a todos, porque o preço da gasolina impacta praticamente tudo na economia.
Temer se aliou ao PSDB, reduziu a capacidade das refinaria para sobrar mais petróleo bruto para vender e depois importar combustível caro dos americanos e jogar nas nossas mãos mais esse custo. E, ainda por cima, vendeu o oleoduto da petrobrás, e a Petrobrás passou a pagar três bilhões anualmente pelo aluguel do oleoduto que antes era dela.
Aí, depois, houve muita gente disposta a arcar com todo esse prejuízo elegendo a pessoas certa para dar prosseguimento a essa negociata, sob a alegação de que o PT roubou.
Saibam, trabalhadores, que os que ganham menos é que sofrem mais o impacto do aumento dos combustíveis, mesmo os que não têm veículos. Para os que estão no topo da pirâmide, gastar alguns reais a mais com seus mercedes ou seus porsches não faz tanta diferença.
E a corrupção continuou, ficando ainda maior, com a diferença de que a população veio ter que dar mais para alimentá-la.
Agora, que Lula retornou, alguma coisa pode ser revertida, mas o oleoduto continuará custando caro para a Petrobrás, e a distribuidora da Petrobrás já está nas mãos de estrangeiros. Alguns efeitos temer são incuráveis.
Ver mais POLÍTICA BRASILEIRA