A crise econômica americana de 2008 foi uma consequência do neoliberalismo (sistema de desregulamentação, privatização e não intervenção estatal); a crise europeia também resultou do neoliberalismo; a crise chilena também se originou do neoliberalismo; os oito anos de governo neoliberal no Brasil resultaram em aumento da desigualdade social, aumentou o desemprego, reduziu o PIB per cápita, aumentou para mais do dobro a dívida pública, mesmo tendo entregado boa parte do patrimônio público para iniciativa privada. Por que será?
Já dizia Lacordaire que “Entre o fraco e o forte, entre o pobre e o rico, é a liberdade que escraviza, é a lei que liberta.” Aí está um dos problemas: a desregulamentação dá uma grande liberdade para o forte e resulta em mais escravização do fraco. Serviços públicos que passam para a iniciativa privada tornam-se mais caros, reduzindo ainda mais o poder de compra da população que mais depende deles.
Os defensores do neoliberalismo são principalmente banqueiros, especuladores financeiros, grandes executivos bancários e geralmente economistas ligados a esses grupos. Pois não é inteligente crer que eles não saibam que a força dos ricos está na soma do consumo dos pobres e de classe média. Aí, quando o empobrecimento da população resulta numa crise com grande número de falências, banqueiros até ganham mais dinheiro.
Acredito que muitos empresários ficam felizes com a desregulamentação e afastamento do Estado, calculando o aumento dos lucros decorrentes de mão-de-obra mais barata, desoneração de tributos, mais facilidade na dispensa de trabalhadores, etc. Pois, não pensam no longo prazo, em que o empobrecimento dos trabalhadores resulta em queda do consumo, com a consequente redução do escoamento de suas produções, redundando em menos lucros ou mesmo prejuízos. Daí o aumento do número de falências e desemprego quando há um governo que segue essa linha política.
Alguns da área da economia ligados a determinados grupos que ganham com a especulação financeira argumentam que no período de governo neoliberal a inflação foi controlada, o que é muito bom. Só não dizem que o controle da inflação se fez com o empobrecimento dos trabalhadores, com grande queda de consumo, aumento do desemprego, vindo daí também o grande aumento da dívida pública, e grande redução do PIB per cápita.
Um sistema que aumenta a disparidade social, enriquecendo uns poucos ricos e empobrecendo a quase totalidade da população nunca pode dar um bom resultado quando se leva em conta a economia geral de um país. As crises estão aí para comprovar.
A desregulamentação dá mais poder aos que já têm,
os fortes escravizam os fracos,
a maioria, que é pobre, consome menos,
cai o comércio e a indústria,
e, com exceção dos super-ricos,
todos perdem.
Ver mais POLÍTICA BRASILEIRA