2025

E desta vez, apesar de o país estar indo bem economicamente, a batalha parece ainda mais difícil. Pois os próprios pobres escolheram os representantes desse mercado para formar nosso congresso; e, com uma maioria lá, eles estão desfazendo tudo que o Executivo tenta fazer em favor do povo. Uma maioria parlamentar, composta de empresários e fazendeiros, além de derrubar vetos do presidente a medidas prejudiciais, impede a taxação das grandes fortunas e cria medidas que aumentam o custo de vida da população. A legislação favorecendo a geração de energia por usinas termelétricas, que além de desnecessárias ao país, são grandes poluidoras e encarece o custo energético, é um exemplo.
“A obrigatoriedade de contratar 8 GW em termelétricas prevista na Lei 14.182/2021, da privatização da Eletrobras, pode afetar os planos do Brasil de se tornar um grande produtor e exportador de hidrogênio verde. O mesmo vale para a extensão até 2040 da concessão de subsídios à usina a carvão mineral do Complexo Termelétrico Jorge Lacerda, em Santa Catarina, como determina a Lei 14.299/2022. A operação dessas plantas afetaria a renovabilidade da matriz brasileira, impactando os critérios de sustentabilidade definidos pela União Europeia (UE) para o energético.”
<https://climainfo.org.br/2023/12/05/termeletricas-previstas-em-lei-podem-sujar-hidrogenio-e-ameacar-exportacao/>
Isso é trágico para o país. E sabemos que Lula não quer isso; mas se os eleitores, que não sabem votar, agiram como si mesmos, colocando no legislativo esses inomináveis que, para favorecer os amigos, são capazes de danificar qualquer coisa do país, somos obrigados suportar isso.
Ver mais POLÍTICA BRASILEIRA