TERRA PLANA X GLOBO, O MAIS GROTESCO

 

Os fusos horários e as curvaturas opostas que vemos no aparente caminho do Sol nos dois hemisfério não nos deixam dúvida de que a Terra é de formato esférico.  Mas a tentativa dos terraplanistas de explicar os fusos horários é a mais hilariante de todas.

 

Para se concluir que a Terra é esférica, bastam duas coisas: os fusos horários e a curvatura do caminho aparente do sol, que é para a esquerda no norte e vai acentuando até se ver o sol fazendo um círculo junto ao polo norte, mas é para a direita no sul, acentuando-se com a latitude até formar o círculo no polo sul.

 

Tentando explicar os fusos horários, o terraplanistas fizeram a ilustração abaixo, afirmando que o Sol é algo pequeno e próximo da Terra, iluminando a metade dela, formando dia e noite à media que gira em seu redor.  Mas se batem contra dois aspectos absolutamente incompatíveis com a realidade.

 

 

Nessa suposta terra plana, assim como no norte da Europa você vê o sol fazer uma curva no céu da direita para a esquerda, você deveria ver essa curva em todas as partes do mundo, ainda que estivesse em Santa Cruz, no sul da Argentina.

 

Todavia, na realidade, quando você está no Sul, você sente que o Sol está fazendo uma curva da esquerda para a direita, e isso se dá em razão de quem está olhando para o sul ter o leste à esquerda, o que nos dá a perspectiva de o céu estar girando para a direita.

 

Diante da simplicidade dessa observação, não posso admitir que um indivíduo que é tido como filósofo possa acreditar no que diz quando afirma que a Terra é plana.

 

Se o Sol estivesse próximo e iluminando a metade de uma terra plana à medida que fosse rodando, como afirmam os terraplanistas, essa curvatura teria que ser para a esquerda no mundo inteiro, o que na realidade não é. No Sul a curva é para a direita, comprovando a forma esférica da Terra.

 

Mas o mais grotesco dessa ilustração é o sol iluminar a metade da Terra limitado por uma linha reta em seu centro.  Qualquer luz direcionada a uma superfície plana se projeta em uma área circular, não em meio círculo.

 

Ademais, como, segundo eles o Sol está a cinco mil de quilômetros de altura, se a Terra fosse plana, quando o Sol estivesse por cima do Japão seria perfeitamente visível por nós aqui no Brasil.

 

Somente um globo pode ter a metade iluminada por uma projeção de luz e mostrar curvas para lados opostos em dois hemisférios.  Isso é impossível em um disco.

 

Ver mais SANDICES RELIGIOSAS

 

..

.