EM PAZ COM O ESPELHO

Alimentos da beleza
(03/05/2009)

"Que seguir uma dieta saudável e equilibrada acaba trazendo benefícios à pele e ao cabelo não é novidade. Aproveitamos a deixa para fazer um apanhado dos alimentos que têm ação comprovada contra acne, flacidez, rugas, celulite e outros probleminhas estéticos. Confira a lista e saiba como e quanto consumir de cada um para ficar absolutamente linda
por Shâmia Salem


ARROZ INTEGRAL
contra a flacidez

Mágica? Não, a resposta está no silício, um dos componentes do grão. "Além de estimular os fibroblastos a produzir mais colágeno e elastina, que são responsáveis pela sustentação e elasticidade da pele, o nutriente protege a integridade dessas fibras", esclarece a nutricionista Cristiane Novatto, da Clínica Dicorp, no Rio de Janeiro. O silício ainda colabora para a hidratação da derme, deixando o rosto e o corpo mais macios, com coloração uniforme e brilho saudável, e combate a queda de cabelo, especialmente a causada por seborreia e excesso de oleosidade.
Quanto consumir Quatro colheres (sopa) por dia, que têm 68 calorias quando preparado com cebola, alho e pouco óleo.
 

AVEIA
antiacne

Quem sofre com acne não pode deixar de incluir o cereal no café da manhã. Motivo número 1: ele tem ação anti-inflamatória e bactericida - vale lembrar que o problema é causado por uma bactéria que libera uma enzima altamente irritativa. Motivo número 2: é fonte de zinco, que favorece a cicatrização da pele, sem contar a hidratação e a elasticidade. "Pesquisas mostram que pessoas com acne apresentam carência do mineral, o que pode causar, ainda, manchas brancas nas unhas e aparência craquelê da pele", diz a nutricionista Lara Natacci, da Nutrivitta Assessoria Nutricional, em São Paulo.
Quanto consumir Duas colheres (sopa) da versão em flocos ou farelo por dia, que somam 60 calorias.
 

CHÁ VERDE
pró-juventude
A bebida é perfeita para quem não está interessada em revelar a idade que tem. A explicação: ela contém epigallocatechin-3-gallate (EGCC), que reduz a inflamação provocada pelo sol e que acaba acelerando a chegada das rugas; e L-theanine, que diminui os níveis de cortisol, hormônio campeão em detonar o colágeno. Para fechar com chave de ouro, ainda tem a catequina. "Trata-se de um antioxidante que protege a pele contra os radicais livres e contribui para a perda de peso e a redução da celulite", lembra a nutricionista funcional Patrícia Davidson, do Rio de Janeiro.
Quanto consumir Duas xícaras (chá) por dia, sem açúcar, para não ingerir nenhuma caloria.
 

CHOCOLATE AMARGO
contra rugas e linhas finas

Quando consumido com cautela, claro, o doce pode se tornar um excelente aliado para evitar o aparecimento de rugas e linhas finas, além de outros sinais do envelhecimento precoce. Quem garante é a nutricionista Vanderlí Marchiori, de São Paulo. "Ele é rico em flavonoides, que reduzem a perda de água pela derme e combatem a ação devastadora dos radicais livres, como a destruição das fibras colágenas e elásticas", justifica. Uma dica: a versão amarga é a que contém mais antioxidante, sem contar que é menos calórica do que o chocolate ao leite e o branco.
Quanto consumir Um tablete pequeno, de 30 gramas, por dia, que possui 150 calorias.

ROMÃ,
uma aliada à proteção solar

Se você quer ficar bem longe das rugas, do ressecamento, da flacidez e das manchas causadas pelo sol, aposte na fruta. Segundo a bioquímica Fernanda Archilla Jardini, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (USP), testes feitos nos Estados Unidos apontaram que as células da pele tratadas com o extrato da romã sentiram menos os efeitos da radiação ultravioleta. A explicação está na quantidade de antioxidantes: cerca de três vezes mais do que no vinho tinto e no chá verde! "É importante ressaltar que essas substâncias, entre elas o ácido elágico e protocatequínico, estão presentes na casca, nas sementes e na parte branca, chamada de mesocarpo", avisa a especialista.
Quanto consumir Coma diariamente uma fruta - uma boa sugestão é polvilhar os grãos sobre a salada de folhas ou de frutas - ou tome um copo (200 ml) do suco feito com a casca, as sementes e a polpa. Ambos oferecem 60 calorias.
.
PEIXE
para o controle da oleosidade

Sua mãe tinha razão ao insistir para você comer peixe. Além de fazer bem ao coração e ao cérebro, ele deixa a pele com um aspecto saudável e brilho na medida certa. "Isso se deve à presença de vitaminas do complexo B, que regulam a produção de sebo pelas glândulas sebáceas, contribuindo para uma pele mais sequinha", diz a nutricionista Heloísa Guarita, da RG Nutri Identidade em Nutrição, em São Paulo. Tem mais: "Como é rico em ômega-3, um tipo de gordura benéfica ao organismo e que atua como coadjuvante nos cuidados com a derme, evita inflamações nos poros que podem levar ao aparecimento da acne", lembra a nutróloga Samantha Enande.
Quanto consumir Uma porção média, que tem cerca de 110 calorias quando cozida ou grelhada, de duas a três vezes por semana.
 

LARANJA
versus celulite
A fruta cítrica ataca os furinhos em várias frentes. A começar pela vitamina C, que auxilia no combate do processo inflamatório e participa na formação do colágeno - quanto mais firme estiver a pele, mais imperceptível fica a celulite. Mais: "A laranja contém hesperidina, um flavonoide que fortalece a parede dos vasos sanguíneos e, consequentemente, melhora a troca de fluidos, dificultando o acúmulo de líquidos", explica Patrícia Davidson. Em outras palavras, a circulação também é beneficiada.
Quanto consumir Duas laranjas por semana com bagaço. Se for fazer o suco, beba sem coar. Cada unidade tem 50 calorias.
 

CARNE VERMELHA
em prol de unhas lindas
Se as suas unhas quebram ou lascam com facilidade ou se demoram a crescer, fique esperta, pois você pode estar com deficiência nutricional, especialmente de ferro. Nesse caso, a melhor opção é a carne vermelha, pois ela está recheada do chamado ferro heme, que é muito melhor aproveitado pelo organismo do que o mineral encontrado nos vegetais. A beleza sai ganhando duas vezes, já que a carne é fonte de proteína, nutriente essencial para a manutenção dos músculos. Por outro lado, o alimento figura entre os campeões em gordura saturada. Vá, portanto, de cortes mais magrinhos, como músculo, patinho, coxão mole e lagarto.
Quanto consumir Um bife grelhado (130 calorias) duas vezes por semana.


ACEROLA,
verdadeiro anti-idade

A fruta tem 30 vezes mais vitamina C do que a laranja. O que sua beleza tem a ver com isso? "O nutriente fortalece os vasos capilares e exerce uma ação antioxidante sobre a pele, evitando o aumento de radicais livres, que aceleram o envelhecimento. De quebra, auxilia na formação do colágeno e favorece o clareamento de manchas", lista Flávia Lippi, autora do Guia de beleza natural, editora Idéia e Ação.
Quanto consumir Um copo de suco feito com cinco acerolas (17 calorias) dá e sobra para suprir a necessidade diária de vitamina C do organismo, que é de 75 miligramas.

"Incorpore efetivamente esses 12 alimentos em sua dieta e confira, você mesma, os efeitos positivos na sua saúde e beleza"


LEITE,
sinônimo de cabelo forte

Os fios andam caindo muito ou quebrando com facilidade? A solução pode estar no leite. Segundo a nutróloga Samantha Enande, da Clínica Valéria Marcondes, em São Paulo, a bebida contém aminoácidos que ajudam a fortalecer a fibra capilar, prevenindo as pontas duplas. Se já não bastasse isso, o leite é fonte de vitaminas do complexo B, que estimulam o depósito de queratina no fio, deixando-o mais encorpado e resistente, e fecham as cutículas, conferindo brilho extra ao cabelo.
Quanto consumir Um copo (200 ml) por dia, que soma 70 calorias se for desnatado ou 105 no caso do semidesnatado.

MAÇÃ
contra o envelhecimento
Impossível resistir à fruta, ainda mais depois de saber que ela tem alta concentração de quercitina, substância do grupo dos flavonoides que tem alta atividade antioxidante. Segundo a farmacêutica bioquímica Rúbia Casagrande, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FCFRP-USP), o ativo consegue neutralizar os metais que geram radicais livres e conter a inflamação causada pela exposição ao sol, responsável pela vermelhidão.
Quanto consumir Uma unidade com casca por dia, que tem cerca de 80 calorias.
 

OVO
para rosto e corpo tonificados
Mais uma razão para você preferir clara à gema: além da parte branca ser livre de colesterol, ela contém colágeno, que representa aproximadamente 25% de toda proteína do corpo e cuja principal função é proporcionar sustentação e manter as células unidas. "Estudos mostram que a partir dos 30 anos o organismo sofre uma perda anual de colágeno por volta de 1% e, aos 50, o organismo produz apenas 35% do que necessita", diz a pesquisadora Jocelem Salgado, professora de nutrição da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq-USP), em Piracicaba (SP). Ela lembra que a deficiência de colágeno também está associada à diminuição da espessura do cabelo e à perda de elasticidade da pele.
Quanto consumir Até três por semana, em dias alternados, de preferência cozido, que tem apenas 70 calorias.
(http://dietaja.uol.com.br/Edicoes/170/artigo129889-1.asp)

OUTRA LISTA COM ELEMENTOS QUÍMICOS ANTIENVELHECIMENTO

"Nutrientes que fazem bem para pele e rejuvenecem 2008-12-03 17:05:12  

Para prevenir o envelhecimento e manter a pele bonita, saudável e hidratada é importante buscar equilíbrio e variedade nos nutrientes da dieta. A presença das vitaminas e minerais, além das fibras que auxiliam a regularizar as funções orgânicas favorecendo também para um bom funcionamento intestinal que é fundamental na eliminação de toxinas indesejáveis ao corpo. Combater os radicais livres que agridem a pele e a saúde como um todo é um dos maiores desafios contra o envelhecimento. Para estes objetivos a alimentação nos fornece alguns componentes fundamentais como:

BETACAROTENO (precursor da vitamina A) :

Encontrado na cenoura, abóbora, batata doce, damasco seco, vegetais verde escuros como brócolis, couve, etc...

VITAMINA C:

Encontrada nas frutas cítricas e vegetais verde escuros (laranja, limão, lima, acerola, caju, kiwi, morango, couve, brócolis, agrião, pimentão verde, etc...).

VITAMINA E:

Encontrado no germe de trigo (fonte mais importante), óleos de soja, arroz, algodão, milho e girassol, amêndoas, nozes, castanha do Pará, gema, vegetais folhosos e legumes.

SELÊNIO:

Encontrado na castanha do Pará (principal fonte), alimentos marinhos.

ZINCO:

Encontrado nas carnes magras, peixes e frutos do mar, aves sem pele e leite desnatados. Cereais integrais, feijões e nozes são também boas fontes.

BIOFLAVONÓIDES:

Encontrado nas frutas cítricas, uvas escuras ou vermelhas, amoras, morango, framboesa, entre outras frutas vermelhas.

SILÍCIO:

Encontrado na aveia, cevada, salsa, nabo e avelã.

FIBRAS:

Encontrado nos cereais integrais (farelo de trigo, aveia, centeio, etc), frutas e hortaliças de preferência consumidos com cascas e/ou talos.

ÁCIDOS GRAXOS ÔMEGA 3:

Encontrado nos peixes marinhos que vivem em águas frias como sardinha, salmão, cavala, arenque, atum, etc...

VITAMINAS DO COMPLEXO B:

Encontradas nas carnes, leguminosas, cereais integrais, cereais enriquecidos. Além disso, consumir no mínimo 1,5L no dia, praticar uma atividade física regular, dormir bem, ter cuidados com a exposição ao sol, limpar, hidratar e esfoliar a pele são parceiros indispensáveis nesta luta para se ter uma pele bonita.

Nutricionista - Dra. Ana Flávia Pinheiro - CRN1104 <www.portaldocoracao.com.br>


Ver mais SAÚDE

 

 

..

.