QUANDO VIRÁ O ANTICRISTO? OU VIRIA O QUANDO ANTICRISTO? -- 30/12/2005

 

"É chegado o Anticristo. O  Apocalipse Finalmente Chegou?" (Anúncio com link patrocinado no Yahoo); também no Google. O mundo cristão atual continua pregando que muito breve virá o “ANTICRISTO”, que dizem ser “o homem do pecado, o filho da perdição”, etc., que deverá trazer a “grande tribulação”. Essa idéia não é nova; tem quase dois mil anos! O anticristo falado pelos apóstolos cristãos do primeiro século era alguém que já atuava naqueles dias. Não era personagem de um futuro tão distante, nem futuro próximo.

 

Quando virá o anticristo? Ou melhor, quando viria o anticristo? Quem será o anticristo? Ou quem seria o anticristo? Quem é ou quem era o anticristo?

 

Navegando na página www.bhservico.com.br, ou www.bhbusca.net.br, você poderá encontrar um banner com o link que fala do Anticristo.  Mas esse anticristo não pode ser aquele de quem falava o autor cristão.

 

O termo “anticristo” ocorre apenas quatro vezes na Bíblia, todas elas nas epístolas de João. Os cristãos atuais dizem ser ele nada mais do que a personagem conhecida como “besta do Apocalipse”, e parece nesse ponto terem eles razão. Fosse ele a tal “besta” ou não, o certo é que a referência apostólica não era a uma pessoa que deveria surgir em futuro distante ou mesmo próximo: era de que ele já estava “no mundo” naqueles dias. É isso que teria afirmado João:

 

Filhinhos, esta é a última hora; e, conforme ouvistes que vem o anticristo, já muitos anticristos se têm levantado; por onde conhecemos que é a última hora” (I João 2: 18). “... e todo espírito que não confessa a Jesus não é de Deus; mas é o espírito do anticristo, a respeito do qual tendes ouvido que havia de vir; e agora já está no mundo (Idem, 4: 3).

 

Paulo chegou até a pensar que presenciaria a volta de Jesus: “Eis aqui vos digo um mistério: Nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados, num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos serão ressuscitados incorruptíveis, e nós seremos transformados" (I Coríntios, 15: 51-52).

E João, ou alguém em nome dele, deixou escrito com toda clareza: “... anticristo, a respeito do qual tendes ouvido que havia de vir; e AGORA já está no mundo". Nada mais claro.

 

Esperar um anticristo, uma besta do apocalipse, um “homem do pecado”, etc. em nossos dias é tão razoável quanto o que fazem os judeus, esperar ainda hoje o surgimento do “messias”, aquele predito para estabelecer o reino de Israel sobre todo o mundo, que, segundo Miquéias, deveria reinar a partir da queda da Assíria.

Se o anticristo era a besta do apocalipse, o mesmo que o quarto animal de Daniel, mais certeza temos que seria ele o império romano, que destruiu a cidade santa e trouxe grande tribulação ao povo escolhido de Yavé. Não seria algo para nossos dias.  Não há razão para se esperar um anticristo bíblico hoje.

 

Ver também www.anticristo.net.br
 

Ver mais PREVISÕES DO FUTURO

 

..

.