PRIMAVERA, A ESTAÇÃO DA RENOVAÇÃO DA VIDA

 

Não uma unanimidade sobre o começo da primavera.  Uns consideram seu início em 22 de setembro, outros dizem ser no dia 23, o dia em que os astrólogos dizem começar o signo de libra. 

 

 

"A primavera (AO 1945: Primavera) é a estação do ano que se segue ao Inverno e precede o Verão. É tipicamente associada ao reflorescimento da flora e da fauna terrestres.

A Primavera do hemisfério norte é chamada de "Primavera boreal" e a do hemisfério sul é chamada de "Primavera austral". A "Primavera boreal", no Hemisfério Norte, tem início em 21 de março e termina em 21 de junho. A "Primavera austral", no Hemisfério Sul, tem início a 22 de setembro e termina a 21 de dezembro." (Wikipédia).

 

A estação das flores

A primavera é uma das quatro estações do ano. Ela ocorre após o inverno e antes do verão. No hemisfério sul, onde está localizado o Brasil, a primavera tem início em 23 de setembro e termina no dia 21 de dezembro.

É uma época em que ocorre o florescimento de várias espécies de plantas. Portanto, é um período em que a natureza fica bela, presenteando o ser humano com flores coloridas e perfumadas. A função deste florescimento é o início da época de reprodução de muitas espécies de árvores e plantas.

No tocante a astronomia, a primavera ocorre no equinócio de setembro (momento do ano em que o dia e a noite possuem a mesma duração, 12 horas cada).

Já com relação a mudanças climáticas, é um período em que as temperaturas vão, aos poucos, aumentando. O mesmo ocorre com as águas do mar. As temperaturas, em grande parte dos países do hemisfério sul, ficam amenas.

Flores que se destacam na primavera: rosa, girassol, margaridinha, orquídea, jasmim, hortênsia, helicônia, alamanda, clívia, gérbera, hibisco, gazânia, jasmim-estrela, lágrima-de-cristo, boca-de-leão, crisântemo, frésia, estefânia, narciso, violeta, dedaleira, dama-da-noite.

http://www.suapesquisa.com/pesquisa/primavera.htm


Matematicamente, parece mais apropriado o dia 22 do que o dia de 23 de setembro. Mas, como aqui parece ter sido adotado o dia 23, deixei para lembrar da estação da renovação no dia de 23 de setembro.  Até os antigos criadores das medidas do tempo adotaram o início da primavera como o início do ano.  Os calendários mais antigos tinha o equinócio se março como o começo do ano, uma vez que estavam no hemisfério norte, e nessa época a natureza vegetal está se renovando.

 

Ver também INVERNO E VERÃO

 

Ver mais  DATAS

 

..

.