Perguntei “quem conheceu Cresto, a inteligência artificial disse:
“Cresto (ou Chrestus, como aparece em algumas fontes) é um nome mencionado por Suetônio em sua obra ‘Vidas dos Doze Césares’. Ele descreve um indivíduo que teria causado distúrbios entre os judeus em Roma durante o reinado do imperador Cláudio. Alguns estudiosos acreditam que essa menção se refere a Jesus Cristo, enquanto outros veem como uma referência a um indivíduo diferente, possivelmente um agitador da época. Tácito, outro historiador romano, também menciona “Cristo” em relação aos cristãos, afirmando que eles derivam seu nome de uma pessoa chamada Cristo que foi executada por ordem de Pôncio Pilatos.”
O que a inteligência artificial ainda não descobriu é que a obra de Tácito se referia a “Chrestus”, e copista católico rasurou e fez um “i” no lugar do “e”, passando a figurar “Chistus”.
Aí está a imagem com a rasura percebida pelos autores da Enciclopédia Britânica.

“Detalhe do Manuscrito Mediciano, mostrando a palavra “christiani”. A lacuna entre o “i” e o “s” aparece destacada; um “e” é visível sob luz ultravioleta, mostrando que essa seria a letra original.”
<https://pt.wikipedia.org/wiki/T%C3%A1cito_e_os_crist%C3%A3os>
Esse manuscrito é uma cópia datada do século XI, não se sabendo quando posteriormente foi feita essa rasura. E fato é que nunca antes mestres cristãos usaram essa passagem em referência a cristãos, o que evidencia que antes se sabia que era referência a Cresto e aos crestianos, não aos cristãos.
Ver mais FALCATRUAS RELIGIOSAS