DIA NACIONAL DA DEMOCRACIA

25 de outubro

Cássia Bittar

Clique na imagem

Brazil flag on people palm hands raising up for volunteer, voting, help wanted, and national holiday celebration praying for Brazilian power isolated on blue sky background (clipping path)

O Dia da Democracia é comemorado em 25 de outubro no Brasil devido a um episódio histórico: a morte do jornalista Vladimir Herzog, ocorrida nesta data, em 1975. Herzog foi torturado e morto no DOI-CODI durante o regime militar e sua morte virou um marco na luta pela reredemocratização do Brasil. Recentemente a Corte Interamericana de Direitos Humanos condenou o Estado brasileiro responsável por não investigar as circunstâncias de seu assassinato.

A data é de extrema importância para valorizarmos o Estado democrático de Direito. Muito confundida com uma simples ideia de consenso da maioria, a democracia, na verdade, diz respeito ao poder do povo. Por isso, nas democracias modernas foi desenvolvido o método de verificação da escolha da maioria para possibilitar a eleição de um representante do povo que exerça o poder em seu nome.

O termo surgiu na Antiguidade clássica, em Atenas, na Grécia, para designar a forma de governo que caracterizava a administração política dos interesses coletivos dos habitantes das cidades-estados. A palavra “democracia” tem origem na palavra grega démokratía, que significa “povo” (dêmos) e “poder” (kratía). Porém, para que o poder emane do povo, é necessário igualdade, liberdade e respeito.

<www.oabrj.org.br/noticias/dia-democracia-25-outubro>

A democracia não é perfeita; tem seus problemas. Mas é muito melhor podermos pensar que estamos governando quando podemos trocar um corrupto por outro de quatro em quatro anos, do que saber que teríamos que suportar um tirano todo-poderoso por décadas e depois vê-lo substituído por um filho, ou um amigo, igual ou pior que ele.

Ver mais FATOS E MITOS E COMEMORAÇÕES

Compartilhe este conteúdo:
WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
Pinterest
Veja também