“Fim do mundo com nova data marcada
Fevereiro de 2019 é a nova data apontada por cientistas da NASA para o mundo acabar.
Nova data está marcada para daqui a 4 anos
A profecia da civilização Maia acreditava que o final dos tempos seria, segundo o seu calendário, no dia 21 de Dezembro de 2012. Evento que seria acompanhado de terramotos, incêndios e inundações. Já a Bíblia fala do Apocalipse, no último livro do novo testamento, um período de mil anos que faria Deus regressar à Terra e obrigaria a justiça a triunfar sobre tudo o resto.
Acredite-se ou não, muitas foram as catástrofes naturais que as populações foram testemunhando ao longo dos tempos, eventos extraordinários identificados como sinais do final dos tempos, exemplos disso mesmo são os eclipses solares, a peste negra, os invernos rigorosos ou as erupções de vulcões há muito tempo inactivos. Recentemente, uma nova teoria científica, desenvolvida por cientistas da NASA, foi colocada e perspectiva-se que um asteroide cairá sobre a Terra e que acabará com todas as formas de vida em Fevereiro de 2019. Tratar-se-á de uma verdadeira profecia ou não passará de apenas mais uma forma de ficção científica?
Confira na lista abaixo 4 filmes que também invocaram o final dos tempos:
“Impacto Profundo”: narrativa de ficção científica que se desenvolve em torno de um grupo que tenta destruir um cometa de 11 quilómetros que se prepara para colidir com a Terra, causando uma extinção total de todas as espécies;
“2012”: filme de acção que se desenrola em torno da profecia do calendário Maia e que mostra uma sucessão de eventos cataclísmicos, bem como uma corrida contra o tempo de cientistas e milionários para conseguir um lugar dentro de uma espécie de arca do Noé, que permite a salvaguarda da espécie;
“A Guerra dos Mundos”: romance de ficção científica cujo tema principal é a invasão da Terra por alienígenas que tentam acabar com a espécie humana. A última adaptação deste clássico de Herbert George Wells foi em 2005, sob a realização de Steven Spielberg, com Tom Cruise no papel principal;
“Contágio”: filme de 2011 que centra a sua história em torno de um vírus fatal, altamente contagioso e transmissível, não só pelo contacto com pessoas infectadas, mas também através de objectos tocados por essas pessoas. Trata-se de uma comparação com a peste negra, catástrofe tantas vezes vista ao longo dos tempos como sinal do final dos tempos.
Muitos outros filmes foram realizados, quase sempre tendo em vista o aspecto comercial e não o sentido verídico do acontecimento, casos de “O dia da Independência” ou “O dia depois de amanhã”, “O dia em que a Terra parou” ou “Eu sou a Lenda”. Estas películas ganham inúmeras audiências só pela curiosidade que geram entre o público mais fiel de acontecimentos extraordinários. Veremos para quando o filme sobre esta nova profecia.”
http://pt.blastingnews.com/opiniao/2015/03/fim-do-mundo-com-nova-data-marcada-00306663.html
O autor do artigo não deu nenhuma fonte de informação sobre esse asteróide.
Então, fui pesquisar, encontrei a matéria seguinte:
“24 de julho, 2002 – Publicado às 01h16 GMT
Asteróide pode colidir com a Terra em fevereiro de 2019
O NT7 poderia destruir um continente inteiro
David Whitehouse
Um asteróide descoberto há poucas semanas pode colidir com a Terra em 1º de fevereiro de 2019 – mas a margem de erro ainda é grande, segundo os cientistas.
“Trata-se do objeto mais ameaçador já encontrado no espaço”, disse Benny Peiser, da Universidade John Moores, de Liverpool, na Grã-Bretanha.
Os astrônomos deram ao corpo celeste uma nota 0,06 na chamada escala de grau de ameaça de Palermo.
Considerando seu grau de brilho, os astrônomos estimam que o asteróide tenha 2 quilômetros de diâmetro e se choque com a Terra a uma velocidade de 28 quilômetros por segundo, o suficiente para destruir um continente inteiro e causar mudanças climáticas em todo o planeta.
Novidade
O NT7 foi avistado pela primeira vez em 5 de julho pelo Observatório Linear do Novo México, nos Estados Unidos.
Desde então, astrônomos de todo o mundo estão voltados para o asteróide – em poucas semanas, já foram realizadas quase 200 observações do astro.
O NT7 completa uma volta ao redor do Sol a cada 837 dias em uma órbita inclinada, chegando a uma distância como a de Marte ou vindo para uma “linha” interna à órbita terrestre.
O astrônomo Benny Peiser disse à BBC que a previsão da colisão pode ser modificada à medida em que forem realizadas novas observações.
“Este evento único não pode anular o fato de que novos estudos, dentro das próximas semanas, possam eliminar a ameaça”, afirmou.
Segundo os astrônomos, o NT7 ainda será visível nos próximos 18 meses.
Para Donald Yeomans, do Laboratório de Propulsão da Nasa, a margem de erro dos cálculos iniciais é muito grande.
“Podemos estar calculando uma diferença de dezenas de milhões de quilômetros em relação à posição do asteróide”, disse Yeomans à BBC.
Segundo ele, é normal que se encontre objetos como o NT7 e, em seguida, descobrir que eles são inofensivos.
<http://www.bbc.co.uk/portuguese/ciencia/020724_asteroideml.shtml>
“2002 NT7 é um asteroide e um objeto potencialmente perigoso. Com diâmetro de 2 quilômetros da classe Apollo, ficou famoso por ser o primeiro asteroide a obter um fator positivo da Escala de Palermo, a Escala Técnica de Ameaça de Impacto. A possibilidade do impacto vir a ocorrer era altíssima, aproximadamente uma chance em um milhão, para fatores de escala astronômica, uma percentagem extremamente alta, porém esta foi eliminada em poucas semanas.
O fator inicial na Escala de Palermo era de 0,06, sendo rebaixado em 25 de julho de 2002 para -0,25, ou seja, abaixo do risco médio de impactos, após observações mais detalhadas de sua órbita. Sabe-se agora que o 2002 NT7 passou a 0,4078 UA da Terra em 13 de janeiro de 2019.[Erraram até a data dessa vez!!!]
Embora os riscos de um impacto em 2019 tenham sido descartados, cientistas apontam que não se deve desconsiderar a chance de um impacto no futuro acontecer – no mesmo ano de seu descobrimento, foi também considerado o risco de um impacto na Terra em 2060, mas os astrônomos já estavam conscientes de que isso poderia ser descartado em breve; o que veio a ser confirmado, a passagem do asteroide em 2060 será apenas perto da Terra, sem nenhum risco de colisão.
<https://pt.wikipedia.org/wiki/(89959)_2002_NT7>
O choque de um grande asteróide é capaz de pôr fim à vida no planeta. E risco de um dia um deles acertar a Terra existe. Mas, ao que parece, as pessoas só vão saber em data muito próxima. Os cálculos feitos em anos são muito falhos.