DIA MUNDIAL DO VEGANISMO

1 de Novembro

O Dia Mundial do Veganismo ou Dia Mundial Vegano (World Vegan Day, em inglês) é comemorado em 1º de novembro.

A data celebra em todo o planeta a consciência vegana, ou seja, um ato de protesto contra o consumo de produtos de origem animal. O veganismo não aconselha a ingestão de alimentos de origem animal e derivados, como leite e ovos, por exemplo.

Os veganos são ainda mais extremos que os vegetarianos. Aliás, você sabe a diferença entre veganos e vegetarianos?

Os vegetarianos não consomem alimentos de origem animal (carnes, peixes, frangos e etc). Os veganos, por sua vez, além de não consumir, também não utilizam absolutamente nada que tenha relação com os animais, e isso inclui roupas, cosméticos e até mesmo medicamentos.

Em suma, ser vegano não se resume apenas à questão alimentar, mas também a todo um modo de vida sem contato com produtos derivados a partir dos animais.

Origem do Dia Mundial do Veganismo

A data surgiu em 1994, por intermédio de Louise Wallis, presidente da Vegan Society, em comemoração aos 50 anos da fundação da Sociedade Vegana do Reino Unido, fundada em 1944.
<https://www.calendarr.com/brasil/dia-mundial-do-veganismo/>

Eu nunca fui vegano; mas já fui vegetariano por quatro anos, e achei que não estava me fazendo bem e que os outros vegetarianos também parecia estarem carentes de alguma coisa.   Voltei a comer carne e me senti bem.   Hoje, quando há muitas discussões sobre a alimentação, ainda não percebi nada de vantagem na vida dos que não comem carne.  Não encontrei ainda indício de que vegano tenha menos problema de saúde ou tenda a viver mais.

Mas parabenizo você, vegano, pelo seu dia.

"Uma dieta vegana não atinge a ingestão mínima de 1,5 mg de ferro/dia e deve ser suplementada. O que, no longo prazo, acaba prejudicando os rins, já que grande parte desse ferro não é absorvido e eles têm que excretá-lo.  Portanto, embora seja verdade o que as nossas avós nos diziam que "as lentilhas têm muito ferro", é apenas meia vferdade. Porque assimilamos muito melhor o ferro do sangue de um bom bife ou um de um filé de atum." (Paulo Palmqvist Barrena, professor de Paleontologia da Universidade de Málaga).

Ver por que  O VEGANISMO JÁ NÃO É ALGO NATURAL PARA NÓS

Compartilhe este conteúdo:
WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
Pinterest
Veja também