FIM DO MUNDO EM 1988, 1993 e 1994

Hal Lindsey e Edgar Whisenant, 1988 AD
6 de fevereiro de 2016 Sérgio de Souza


Hal Lindsey é um pastor e escritor americano que ficou muito conhecido nos anos 1970 por seu livro best seller “The Late, Great Planet Earth”, o livro de não-ficção mais vendido da década de 1970, traduzido no Brasil por “A Agonia do Grande Planeta Terra”, publicado no Brasil pela editora Mundo Cristão.

Lindsey foi um grande expoente do dispensacionalismo (corrente teológica que divide a história do mundo em “eras”, ou “dispensações”, dos desígnios de Deus), e no livro em questão, tomando como base sobretudo o retorno do povo judeu a Israel algumas décadas antes (em 1948), predisse que o mundo terminaria em alguma data pouco antes de 31 de dezembro de 1988. Ele citou uma série de eventos do mundo – a guerra nuclear, a ameaça comunista (que muitos insistiram em dizer que era a besta).

Nos seus livros mais recentes sugeriu que os crentes já não estariam na Terra após a década de 1980 – depois da década de 1990 e, claro, muito menos na década de 2000. Mas Lindsey fez mais do que erradamente prever o fim do mundo: popularizou o género dos livros de profecias.

EndTime – Edgar Whisenant

Na esteira das previsões de Hal Lindsey, Edgar Whisenant publicou em 1988 o livro “88 Reasons Why the Rapture Will Be in 1988″ (“88 Razões pelas quais o Arrebatamento Acontecerá em 1988″) que, como todo bom “fim do mundo”, vendeu muito: 4,4 milhões de cópias, deixando seu autor envergonhado pela falsa profecia, mas com uma gordíssima conta bancária para afogar suas lágrimas de crocodilo.

Ainda publicou mais dois livros em que os títulos prometiam o fim do mundo para 1993 e 1994. Por que esses “profetas” gostam tanto de ganhar dinheiro com livros, vídeos, conferências e afins, se não vão ter tempo de gastá-lo?”

<https://endtimebr.com/hal-lindsey-e-edgar-whisenant-1988-ad/>

“Whisenant previu em seu livro 88 Razões Pelas Quais o Arrebatamento Pode Ocorrer em 1988 que o Arrebatamento da Igreja Cristã ocorreria entre 11 e 13 de setembro de 1988. Após estas previsões fracassarem, Whisenant corrigiu sua data para 3 de outubro.”  (Wikipédia)   

E, depois de passdo 3 de outubro,  ele ainda teve a coragem de publicar mais dois livros prometendo o fim do mundo para 1993 e 1994!

Não conheço o livro de Hal Lincdsey, nem o de Edgar Whisenant.  Mas imagino que Lindsey tenha feito alguma ligação com os 40 anos do tal êxodo dos israelitas do Egito até a terra da promessa, aquela que acreditavam que lhes tinha sido data pelo deus onipotente, mas eles perderam.   E, enquanto os cristãos já esperaram Jesus em várias datas e continuam esperando,  os poucos judeus que restam devem continuar acreditando que ainda serão os donos de todo o Oriente Médio e terão poder sobre todas as nações.    Hal Lindsey viveu até 2024, podendo ver falhar, não só as próprias predições, mas as de muitos outros. 

Ver mais PREVISÃO DO FUTURO

Compartilhe este conteúdo:
WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
Pinterest
Veja também