Pesquisa do Fantástico revela que o declínio da religião está ocorrendo em nosso país também.
“Pesquisa inédita traça o perfil do jovem brasileiro da Geração Y
Jovens, que nasceram cercados por internet e conectados o tempo inteiro, cresceram. Eles têm entre 18 e 34 anos e são o futuro do Brasil.
Os jovens, que nasceram cercados por internet e conectados o tempo inteiro, cresceram. Eles têm entre 18 e 34 anos e são o futuro do Brasil. Na reportagem especial desse domingo (1) o Fantástico mostra um perfil da chamada Geração Y. A apresentadora Poliana Abritta foi a Fortaleza, Rio de Janeiro e São Paulo para contar a história do Fernando, da Tatiana e do Lucas. Juntos, os três ajudam a contar a história dessa galera que tem um perfil tão diferente das gerações anteriores.”
Fantástico
Edição do dia 01/11/2015

O que se deduz é que a religião hoje predomina fortemente entre as pessoas velhas, mas a juventude está mais antenada com a realidade, e a tendência é o definhamento irreversível do pensamento religioso. O grau de conhecimento conta muito; tanto que as duas regiões mais desenvolvidas do país tem menos religião. Quando essa pesquisa for refeita em 2025, espero certeza de que o número de ateus e não religiosos estará superando o de religiosos, e o nosso país já não estará mais na mão desses parlamentares de pensamento retrógrado.