Durante a Idade Média, o processo de educação era responsabilidade da Igreja Católica. Monopolizando o processo educacional, a igreja tinha melhor controle das mentes da população.
“No período, houve formação de escolas localizadas próximas às catedrais ou a escolas monásticas, anexas a mosteiros. Este cenário contribuía para que a Igreja difundisse e monopolizasse sua cultura educacional.
Neste tipo de escola, os professores eram em sua maioria clérigos de ordens menores e lecionavam as chamadas sete artes liberais: gramática, retórica, lógica, aritmética, geografia, astronomia e música, construindo mais tarde a grade curricular de muitas universidades.
<https://brainly.com.br/tarefa/24695193>
Atualmente, muitos religiosos citam a criação de universidades como boa contribuição da igreja ao mundo. Mas, na realidade, o que ocorreu foi um monopólio da educação pela igreja com a finalidade de controlar o conhecimento, o que contribuiu mais para retardar o desenvolvimento científico, uma vez que, além de direcional o ensino, a igreja sempre perseguia os cientistas que descobrissem quaisquer coisas que expusessem as falhas das ideias religiosas. E até hoje muitas denominações religiosas criam universidades com a finalidade de formar cientistas condicionados a lançar dúvida sobre a ciência para perpetuar seus pensamentos retrógrados.